UAI
Foras da lei!

Multas: saiba quais as infrações mais cometidas por motoristas em 2024

Pesquisa também destaca os estados brasileiros com maior recorrência de infrações de trânsito; veja quais são

Publicidade
Número de multas cometidas aumentou em 2024
Número de multas cometidas aumentou em 2024 Foto: Internet / Reprodução

Um levantamento realizado pela empresa especializada em pagamentos de débitos veiculares, Zapay, constatou que o número de infrações cometidas no primeiro trimestre de 2024 foi 25,5% maior que o do mesmo período do ano passado. 

A pesquisa ainda revelou quais são os tipos de infrações mais comuns e quais os estados com motoristas mais desatentos e imprudentes do país. Veja quais foram.

Conheça as infrações de trânsito mais cometidas em 2024

Carros e caminhões trafegando em rodovia em Minas Gerais com placa de sinalização de velocidade máxima permitida
Infrações por excesso de velocidade são as campeãs de 2024 Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press

Em primeiro lugar, com 35,7% de recorrência está o excesso de velocidade. Esta infração pode variar de natureza média a gravíssima, dependendo do percentual de velocidade ultrapassado acima do limite permitido.

Já em segundo lugar, com 4,65%, está a infração gravíssima de avançar o sinal vermelho. Fechando o pódio, com 4,56%, estacionar em local/horário proibido, cuja gravidade da transgressão dependerá do local que o veículo for flagrado estacionado de forma irregular.

Em quarto lugar, com 3,25% de recorrência, está a infração grave de transitar na faixa exclusiva destinada ao transporte coletivo. Na quinta posição, com 2,31%, a falta do uso de cinto de segurança, considerada uma transgressão grave. 

Na sexta posição, com 1,44% das ocorrências está a multa por dirigir sem Carteira Nacional de Habilitação ou com CNH vencida. Neste caso, é uma infração de natureza gravíssima. Segundo a Zapay, o restante das multas são compostas por infrações diversas. 

Quais os estados com mais infratores no trânsito?

Placa com velocidade máxima permitida e radar de mão medindo a velocidade real dos veículos
Número de infrações no Rio de Janeiro superou São Paulo em quase 4% Foto: Reprodução

Além de dados sobre recorrências da transgressões, o levantamento também identificou os estados que mais registraram multas dentro da plataforma da Zapay. Veja quais são:

  • 1º lugar: Rio de Janeiro (25,7%)
  • 2º lugar: São Paulo (21%)
  • 3º lugar: Distrito Federal (11,4%)
  • 4º lugar: Bahia (8,1%)
  • 5º lugar: Goiás (7,4%)

Comparando ao ano passado, é possível observar uma mudança no primeiro lugar do ranking, com o Rio de Janeiro superando São Paulo em 2024. No mesmo período de 2023, os paulistanos registravam 29,9% do total de multas da empresa, e os fluminenses, 20,5%.