UAI
De cara nova

Toyota 4Runner entrega detalhe do novo SW4 e vira modelo híbrido

SUV inspirado em picape americana é construído sobre plataforma TNGA-F, que poderá ser usada na nova geração do Toyota SW4

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Modelo é vendido nos Estados Unidos e terá design diferente do SW4
Modelo é vendido nos Estados Unidos e terá design diferente do SW4 Foto: Toyota/Divulgação

Será lançado nos Estados Unidos a nova geração do Toyota 4Runner, o SUV da picape Tacoma vendido por lá. O modelo em suas gerações anteriores tinha semelhanças com o Toyota SW4 no chassi, mas agora ganha novo design, mais recursos tecnológicos e diferenças em termos de desempenho.

Confira as mudanças no Toyota 4Runner

Toyota 4Runner marrom visto pela traseira com detalhes da lateral em estrada de terra com arbustos no canto direito, montanha e céu claro com nuvens ao fundo
Toyota 4Runner será montado na plataforma TNGA-F, que poderá estar presente na próxima geração do SW4 Foto: Toyota/Divulgação

O Toyota 4Runner é equipado com motorização I-Force Max, um 2.4 turbo a gasolina auxiliado por um motor elétrico de 48cv, com potência combinada de 330cv e 64,3kgfm de torque. A opção sem o propulsor elétrico auxiliar entrega 282cv e 43kgfm. O 4Runner aposentou a antiga caixa de cinco velocidades e chega para a nova geração com câmbio automático de oito marchas.

O modelo terá também uma nova plataforma, a conhecida TNGA-F, que equipa outros veículos robustos da Toyota e é esperada para a nova geração do SW4. A arquitetura permite que o veículo tenha tração traseira, nas quatro rodas integralmente ou nas quatro rodas em tempo parcial.

Para o Toyota 4Runner, a fabricante optou por tração traseira com diferencial de deslizamento limitado. O modelo ainda terá versão 4x4 com caixa de transferência de duas velocidades controlada eletronicamente, além de controle ativo de tração. A barra estabilizadora na parte de trás do SUV poderá ser desconectada para aumentar a suspensão no off-road.

Toyota 4Runner terá diversas versões

Interior do Toyota 4Runner em preto com pequenos detalhes em vermelho e tela no console central ligada
SUV da montadora japonesa terá diferenças no tamanho de suas telas dependendo da versão Foto: Toyota/Divulgação

A nova geração Toyota 4Runner terá nove versões: SR5, TRD Sport, TRD Off Road, TRD Sport Premium, TRD Off Road Premium, TRD Pro, Platinum, Limited e Trailhunter. Esta última, que existe também na Tacoma, ainda é equipada com pneus todo terreno de 33 polegadas, suspensão elevada, snorkel, barra de luz de 20 polegadas, placas de aço sob o para-choque e amortecedores forjados Old Man.

Em seu interior, o Toyota 4Runner será equipado com tela sensível ao toque de oito polegadas e painel de instrumentos digital de sete polegadas em suas versões mais simples. As opções mais caras terão monitores de até 14 polegadas.

A montadora também atualizou o pacote de segurança e o Toyota 4Runner será equipado com o Toyota Safety Sense 3.0. Entre os recursos está incluído detecção de pedestres, assistência de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito e assistência de farol alto.