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Com quem fica?

Fábrica da Ford é disputada por BYD e rival brasileira; entenda

Lecar demonstrou interesse em usar o antigo espaço da Ford para produzir hatch elétrico acessível, mas a chinesa já havia oficializado investimentos no local

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Diversas fábricas já haviam manifestado interesse na antiga fábrica da Ford na Bahia, mas BYD foi a primeira
Diversas fábricas já haviam manifestado interesse na antiga fábrica da Ford na Bahia, mas BYD foi a primeira Foto: Ford/ divulgação

Não é de hoje que a BYD manifestou seu interesse em investir na antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA). Mas, como a marca americana havia vendido o terreno, prédio e maquinário ao governo baiano, havia um procedimento a ser seguido. Legalmente, outras empresas poderiam demonstrar interesse em adquirir o espaço dentro de um prazo de 30 dias a partir da publicação do documento em 30 de janeiro. Ou seja, o prazo para isso estaria válido até hoje, 1° de março.

Aproveitando-se disso, a Lecar, empresa brasileira de veículos elétricos e sustentáveis, aproveitou o período para apresentar sua intenção de assumir a fábrica na Bahia. A marca gaúcha tem sede em São Paulo e está abrindo sua primeira fábrica em Caxias do Sul (RS), onde produzirá o Lecar Model 459. Anteriormente, já havia apresentado projeto de carro elétrico que pretende comercializar por menos de R$100 mil, discurso este que já ouvimos da própria BYD. Antes do lançamento do Dolphin Mini, a chinesa afirmava que ele viria ao Brasil com valor inferior aos três dígitos de milhar, mas não foi isso que aconteceu.

Projeto do carro elétrico nacional Lecar Model 459 cinza visto de cima
Protótipos de carros elétricos da Lecar ainda estão sendo produzidos Foto: Lecar/ divulgação

Os planos da montadora brasileira são implantar na linha de produção da ex-fábrica da Ford este modelo de "carro popular". A marca afirma que tem proposta melhor que a BYD em relação a investimentos e números de funcionários, além de que pretende extrapolar a capacidade de produção aproximada da localidade, de cerca de 150 mil veículos por ano.

Após protocolar o interesse na unidade industrial desativada desde 2021, a Lecar aguarda a conclusão do processo, atualmente no prazo de manifestação pública. A disputa comercial com a BYD ainda enfrenta critérios legais que devem se desenrolar nos próximos dias.

Apesar de tais especulações, tudo é muito estranho, considerando-se que a BYD já está fazendo investimentos em obras para iniciar sua atuação na planta no estado da Bahia e já era considerado que tomaria posse do local. O questionamento é se tudo não se trata de jogada de marketing da Lecar. Afinal, trata-se de uma fabricante com pouca visibilidade no mercado e que busca ascensão. Talvez a manifestação de interesse pela antiga fábrica da Ford seja uma estratégia da Lecar para aproveitar do sucesso que a BYD tem conquistado nas mídias, para assim, também ficar na boca do povo.