Vale sonhar?

Santa Cruz, Montana, Tarok: quais picapes podem chegar ao Brasil?

Subsegmento das picapes intermediárias já conta com a Fiat Toro, Renault Oroch e Ford Maverick. Confira o que mais pode chegar nos próximos anos

Publicidade
Representante das picapes intermediárias que podem chegar ao Brasil, Hyundai Santa Cruz cinza em movimento com porte robusto e conjunto óptico futurista integrado à grade.
Hyundai Santa Cruz tem porte robusto e conjunto óptico futurista Hyundai Divulgação

A Hyundai está abastecendo suas redes sociais argentinas com vários conteúdos da picape Santa Cruz. A ação indica que o lançamento do modelo pode estar próximo para os nosso vizinhos. E, por mais que historicamente os hermanos têm à disposição modelos bem mais interessantes que os nossos, vale a pena sonhar em tê-lo por aqui.

A Hyundai Santa Cruz faz parte de uma safra de picapes de porte intermediário, entre as compactas e as médias, e estrutura em monobloco. No Brasil, o subsegmento foi desbravado pela Renault Oroch, mas foi a Fiat Toro que abriu caminho para um design mais ousado. O último modelo a ser juntar a esse time no Brasil foi a Ford Maverick.

Renault Oroch 2023: 5 motivos para comprar e 5 para esquecer

O visual da Hyundai Santa Cruz é uma mistura bem sucedida entre a robustez – presente no capô alto, caixas de roda anabolizadas, vincos “musculosos”, rodas enormes e para-choques recortados – e a tecnologia, evidente no conjunto óptico dianteiro integrado à imensa grade. Porém, ter o modelo entre nossas picapes é um sonho distante, visto que a marca não vende por aqui nem a nova geração do Tucson.

Volkswagen Tarok não chega tão cedo ao mercado

Outra picape muito aguardada é a Volkswagen Tarok. Tanta expectativa é mesmo inexplicável, já que o veículo nunca passou da fase de protótipo. Ela fez sua estreia no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, e, até então, sua materialização era dada como certa.

Porém, a pandemia da Covid-19 fez a Volkswagen recalcular a rota, assim como todos os demais fabricantes. Assim, o lançamento da Tarok está longe de se materializar. O visual robusto da picape foi uma prévia do SUV médio Taos, atualmente fabricado na Argentina.

Nova Chevrolet Montana está confirmada para 2023

Chevrolet já divulgou um esboço da Nova Montana, picape que será lançada em 2023.
Chevrolet já divulgou um esboço da Nova Montana, picape que será lançada em 2023 (Credito: Chevrolet/Divulgação)

Uma picape de porte intermediário que está prestes a chegar é a nova Chevrolet Montana. Seu visual terá linhas retas, mais típicas de uma picape clássica, mas com conjunto óptico subdividido. Alguns flagras de unidades camufladas revelam que o modelo deve ter um santantônio integrado à carroceria e lanternas interligadas.

Fiat Toro: você compraria a versão Ultra ou um Jeep Compass?

O modelo será fabricado no Brasil e chega ao mercado em 2023. O interior e o conteúdo também serão baseados no Tracker. Já a motorização será a 1.2 turbo, com até 133cv de potência e 21,4kgfm de torque, que hoje equipa a versão de topo do SUV. A plataforma também será a mesma do utilitário-esportivo.

Toyota pode se juntar ao segmento das picapes intermediárias

A Toyota também demonstrou interesse em entrar nesse segmento. Segundo o site Motortrend, executivos da marca teriam revelado que pretendem ter uma picape baseada na plataforma TNGA (a mesma do Corolla e Corolla Cross) provavelmente em 2025. Os conjuntos mecânicos seriam os mesmo dos “parentes” brasileiros, incluindo a motorização híbrida.