LUXO

EQS 53: primeiro Mercedes-AMG 100% elétrico chega ao Brasil

Modelo começa a ser entregue a partir deste mês em oito capitais brasileiras

Publicidade
Novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC na cor vermelha fotografado em movimento numa rodovia. O carro brilha à luz do sol e, ao fundo, há um deserto.
Veículo acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos Imagem: Mercedes-Benz/Divulgação

A divisão esportiva da Mercedes-Benz Cars, a AMG, lança neste mês no mercado brasileiro o novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, primeiro modelo totalmente elétrico da marca. O veículo é um sedã de luxo, vem com tecnologias inéditas da fabricante alemã e tem preço sugerido de R$ 1.350.900.

Com um motor em cada eixo e tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável, o novo Mercedes-Benz acelera até 100km/h em 3,8 segundos (mínimo de 30% de carga da bateria), com velocidade máxima limitada a 220km/h. São 658cv de potência máxima e torque de 97kgfm.

A bateria de 400 volts tem capacidade de 107,8 kWh e autonomia de incríveis 580 quilômetros. Graças ao carregador integrado, o veículo também pode ser carregado comodamente em casa ou em estações de carregamento públicas com até 11kW de corrente alternada (AC).

 “O primeiro Mercedes-AMG 100% elétrico chega ao mercado nacional no momento que a marca comemora 55 anos. É a confirmação que o Brasil faz parte do futuro eletrificado e é o foco global da nossa marca para os próximos anos” diz Carlos Garcia, CEO & Presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Design com características AMG

O design exterior também retoma os recursos característicos da AMG e os transfere para a era totalmente elétrica. O veículo tem linhas dinâmicas e precisas, com superfícies amplas. Na parte da frente, os faróis são full LED e há uma grande grade pintada em preto e com barras verticais cromadas. O para-choque dianteiro é da mesma cor da pintura do veículo e tem detalhes em preto brilhante com acabamento cromado.

As rodas são de 21 polegadas com design otimizado aerodinamicamente. O coeficiente de resistência ao vento do EQS 53 4MATIC+ é de apenas 0,23: para se ter noção, carros convencionais têm média de 0,3 e utilitários esportivos chegam a 0,4.

Já no interior do veículo, o Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ está equipado com pedais esportivos, painel de instrumentos e detalhes com revestimento em couro ártico. Os tapetes e frisos das soleiras das portas têm a inscrição AMG. Os bancos adotam a linha esportiva com grafismos individuais e com bancos revestidos em couro napa.

EQS 53: para conduzir sossegado

Com 2.655kg de peso, o sedã elétrico de luxo tem um porta-malas com 580 litros de capacidade, o que permite carregar uma enorme quantidade de bagagens. O AMG EQS tem cinco modos de condução: Slippery, Comfort, Sport, Sport+ e Individual. 

O sistema de gerenciamento de bateria se correlaciona com essas opções de condução: nos modos Sport e Sport+, por exemplo, o foco está no desempenho, e no modo Comfort o foco é o rodar suave e confortável.

Outro destaque do novo EQS 53 4MATIC+ é a sua interatividade: o sedã de luxo está equipado com o inovador MBUX Hyperscreen, sistema multimídia inteligente e intuitivo. Nele, três telas ficam sob uma superfície de vidro, se fundindo em peça única. Com software adaptativo ao usuário, o MBUX oferece sugestões personalizadas para ajustes do veículo, conforto e opções de entretenimento. Com o recurso camada zero, os aplicativos mais importantes são sempre exibidos no nível superior do campo de visão. O conteúdo dinâmico também é disponibilizado na tela do passageiro durante a condução, proporcionando uma viagem mais agradável e divertida. No software, até sete perfis de usuários diferentes podem ser criados.

A suspensão do novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ traz um eixo four-link na dianteira e um eixo multilink na traseira.  Traz ainda um sistema a ar combinado com amortecimento adaptativo controlado eletronicamente, juntamente com o eixo traseiro direcionável.

Produção e venda do Mercedes-AMG EQS

O novo modelo de luxo é produzido em Stuttgard, na Alemanha, na fábrica 56 – neutra em CO² – e as primeiras unidades serão entregues a partir de julho nos 13 concessionários da Mercedes-EQ nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

“A chegada do EQS 53 eleva a percepção do mercado de como deve ser um modelo 100% elétrico.  Ele entrega tudo que se espera para o segmento de luxo e apresenta alta performance, tecnologia e sustentabilidade sem precedentes em nossos 136 anos de história” complementa Evandro Bastos, Head de Produto Automóveis da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.