Já dirigimos!

Audi Q3 Sportback nacional é igual ao importado? Veja nossas impressões

Agora montado em São José dos Pinhais (PR), modelo manteve equipamentos e preços do similar importado

Publicidade
Audi Q3 Sportback vermelho na rodovia
SUV é produzido no Brasil Foto: Audi/Divulgação

Apesar de ter todos os componentes importados – todos mesmo, até pneus, rodas e bateria -, o Audi Q3 Sportback é, em tese, um carro nacional. Isso porque ele traz, na numeração de chassi, o código da fábrica do Grupo Volkswagen em São José dos Pinhais (PR). Curioso, já que o SUV é apenas montado no Brasil, em esquema SKD (semi-knocked down), com todas as peças vindas da Hungria.

Assim, não chega a surpreender a afirmação da Audi de que tanto o Q3 Sportback quanto o Q3 “convencional”, com a traseira menos inclinada, mantêm o padrão de qualidade dos similares europeus. De qualquer modo, o VRUM teve um breve contato com uma das primeiras unidades produzidas no Brasil, e a resposta parece ser sim: as impressões sobre o modelo foram favoráveis.

O contato foi realmente breve: o test-drive inclui um trecho de apenas 13 km, aproximadamente, por rodovias nos arredores da fábrica paranaense. Desse modo, não foi possível conhecê-lo a fundo. Porém, antes mesmo de arrancar com o veículo, deu para notar que o acabamento se manteve digno de marca premium, com couro e superfícies acolchoadas no interior. O padrão de montagem é muito bom.

Ao volante do Audi Q3 Sportback

Em movimento, o que chama a atenção é o desempenho do motor 2.0 turbo com injeção direta, capaz de desenvolver 231 cv de potência e 34,7 kgfm de torque. O conjunto inclui também câmbio automático de oito marchas e tração integral com funcionamento sob demanda, que pode enviar até 50% de força para o eixo traseiro: o fabricante chama esse sistema de Quattro.

O motor pareceu estar bem-casado com a transmissão: o conjunto dá disposição de sobra ao modelo, que esbanjou segurança em ultrapassagens. Já em baixa velocidade, em uma via de acesso até a fábrica da Audi, o Q3 Sportback passou com suavidade e desenvoltura por quebra-molas bastante pronunciados. Pena que não foi possível explorar o sistema de tração integral.

Porém, deu para notar também o bom isolamento acústico, outro quesito que costuma ser caprichado em qualquer carro de marca de luxo. Os novos modelos nacionais da Audi ainda são da linha 2022, de modo que os preços e os equipamentos do Q3 Sportback não mudaram: confira a tabela!

Audi Q3 Sportback 2022Preços
Performance 2.0 TFSIR$ 315.990
Performance Black 2.0 TFSIR$ 339.990

O VRUM já dirigiu também o novo Audi A3: assista ao vídeo!