UAI

Toyota apresenta o bZ4X, protótipo do seu primeiro veículo 100% elétrico

Marca japonesa foi pioneira na eletrificação híbrida com o Prius, mas ainda não tem um modelo puramente a bateria para chamar de seu

Publicidade
Toyota apresenta o bZ4X, protótipo do seu primeiro veículo 100% elétrico
Toyota apresenta o bZ4X, protótipo do seu primeiro veículo 100% elétrico Foto: Toyota apresenta o bZ4X, protótipo do seu primeiro veículo 100% elétrico

A Toyota foi uma das pioneiras na eletrificação de veículos, por meio do híbrido Prius. Porém, só agora a marca japonesa apresentou o protótipo de seu primeiro modelo 100% elétrico, o bZ4X, que será lançado em meados de 2022.

Apesar do atraso, a empresa garante que a série bZ (uma espécie de submarca elétrica) será formada por nada menos que sete modelos até 2025. A ideia é formar uma família de veículos puramente elétricos de volume em regiões como a China, Estados Unidos, Europa e Japão.

Apesar de ter sido classificado como um protótipo, o veículo já apresenta praticamente as mesmas características do modelo de produção. Trata-se de um SUV de porte médio e linhas atléticas. A carroceria vincada, cheia de cortes, e o conjunto óptico de LED evocam força e tecnologia.

O bZ4X terá duas opções de motores elétricos. O primeiro é um de 204cv de potência com tração dianteira. A outra opção traz dois motores, que, juntos, somam 217cv. Com um propulsor elétrico em cada eixo, esta versão terá tração integral.

As baterias de 71,4 kWh oferecem uma autonomia 500 quilômetros para a versão com tração dianteira e de 460 quilômetros para a de tração integral (ciclo WLTC). De acordo com a Toyota, em um carregador potente (diferente dos de uso doméstico), bastam 30 minutos para recuperar 80% da carga das baterias. Segundo o fabricante, o conjunto de baterias mantém 90% de sua capacidade ao longo da primeira década.

O teto do bZ4X pode ser equipado com um painel solar que, ao longo de um ano, gera eletricidade suficiente para rodar cerca de 1.800 quilômetros. O veículo ainda pode ser usado para fornecer eletricidade armazenada nas baterias para casas ou atividades ao ar livre. As células de energia também podem ser recicladas.

O modelo é construído sobre uma inédita plataforma desenvolvida especialmente para os elétricos e capaz de atender veículos de diferentes dimensões. As baterias ficam embutidas no assoalho, o que melhora a estabilidade. As dimensões do SUV elétrico são 4,69 metros de comprimento, 1,86m de largura, 1,65m de altura e 2,85m de entre-eixos. O peso varia entre 1.920 e 2.005 quilos.

Como a distância entre-eixos sugere, o interior tem muito espaço para todos os ocupantes. O silêncio a bordo foi muito enaltecido pela Toyota, não só pela propulsão elétrica, mas também pelo isolamento acústico. O quadro de instrumentos digital foi projetado para não prejudicar a visibilidade do motorista. Opcional, o teto solar panorâmico também permite uma maior integração com o exterior.