A Arrow Mobility, startup com sede no Rio Grande do Sul, apresentou o EVolve, primeiro motorhome 100% elétrico feito na América Latina. Desenvolvido em parceria com a Vegini Motorhomes, o modelo chega para ser uma alternativa sustentável para os amantes das "casas motorizadas".
O EVolve é equipado com um motor elétrico capaz de desenvolver até 183 cv de torque e 35 kgfm de torque. O modelo tem tração traseira, controle de estabilidade, freios a disco nas quatro rodas e sistema regenerativo de energia.
Em relação à bateria, o EVolve possui duas opções: a mais potente de 140 kWh, com autonomia de até 350 km; enquanto a mais fraca é de 82 kWh, com autonomia aproximada de 200 km. A Arrow garante que a recarga leva 7 horas em corrente alternada (AC) ou 25 minutos em contínua (DC) para atingir 80% da capacidade.
Segundo a fabricante, o sistema elétrico auxiliar do EVolve mantém a parte habitável por até 72 horas. Desta forma, a Arrow assegura uma viagem tranquila de três dias com apenas uma recarga. Vale pontuar que as baterias da casa e do motorhome são recarregadas pelo mesmo conector.
O EVolve possui uma ampla gama de eletrodomésticos, incluindo geladeira, fogão por indução e televisão, além dos sistemas de som e iluminação. O veículo ainda vem com cama de casal, banheiro, diversas tomadas e conexões externas para liberar resíduos e receber água - há uma caixa d'água potável de 190 litros.
Na parte visual, o modelo tem um design mais quadrado, priorizando o espaço e o conforto dos habitantes. Neste sentido, o EVolve chama atenção pela porta lateral automatizada, altura reduzida em relação ao solo e marcenaria sob medida.
Apesar de não ter divulgado uma tabela, a Vegini afirmou que o preço médio gira em torno de R$ 1.450.000, valor que supera a média dos motorhomes.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas