Fazer revisão no automóvel é picaretagem? Às vezes é. Mas, em geral, é preciso, sim, fazer a revisão no carro. Seu automóvel tem de estar sempre em ordem. Por isso, o ideal é fazer a revisão preventiva, a manutenção antes de o problema acontecer, não depois, A revisão corretiva é a pior, pois acaba saindo mais caro. Mas então qual seria a revisão picareta, desnecessária? É a revisão de férias.
As oficinas todas aproveitam o período de férias letivas, quando as famílias aproveitam o recesso escolar para colocar o carro na estrada e ir em busca do merecido descanso. O slogan é: “Viagem de férias com a família em segurança”. E logo surgem as campanhas sugerindo a revisão de férias, como se a manutenção do carro tivesse que ser feita somente nesses períodos.
Porém, saiba que se você cumpriu as revisões obrigatórias, dentro da quilometragem e tempo determinados pelo fabricante, seu carro já está pronto para viajar a qualquer dia e hora. Portanto, não faz sentido pensar somente em revisão de férias.
É claro que antes de colocar o carro na estrada com a família é preciso tomar alguns cuidados, como calibrar os pneus com duas libras a mais, já que o veículos estará mais pesado. Verificar se o recipiente do limpador de para-brisa está com água e xampu em quantidade necessária.
Lembre-se também de ajustar a altura dos faróis, pois como o porta-malas vai levar a bagagem da família, a traseira ficará mais pesada e elevando a parte frontal do carro. E para não ofuscar a visão dos motoristas que trafegam no sentido contrário, é preciso ajustar a altura dos faróis.
Esses procedimentos básicos devem ser feitos antes de colocar o carro na estrada para uma viagem qualquer. Você pode até conferir a suspensão, para verificar se tem algum amortecedor vazando, ou então se certificar que o nível do óleo do motor está correto. Mas fazer revisão de férias completa, repetindo toda a manutenção que já foi feita, aí é picaretagem.
As oficinas de concessionárias ou independentes fazem até promoção oferecendo preços diferenciados e parcelamento para a revisão de férias. Mas fique atento. Se você fez a manutenção preventiva do seu carro, respeitando a quilometragem e tempo determinados pelo fabricante, não caia no conto da revisão de férias.
Se você gostou de mais essa dica sobre revisão de férias, não deixe de ativar o sininho e curtir o vídeo do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion. E não deixe de se inscrever nos nossos canais para receber a notificação da publicação de novos conteúdos. E lembre-se que o VRUM está também no Facebook, Instagram e Twetter, além do portal vrum.com.br.
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas