Eu fico simplesmente impressionado com a cara de pau de algumas oficinas de concessionárias. Digo isso porque o cidadão leva o carro, ainda na garantia, para a revisão obrigatória, e o consultor técnico ou o gerente da oficina fala: “Aqui estão os itens que nós vamos verificar no seu carro”.
Aí você dá uma olhada e percebe que tem pelo menos uns dois ou três que não são recomendados ou prescritos pelo fabricante. Por exemplo: limpeza de bico injetor. Isso não procede. Ninguém manda limpar bico injetor a cada 10 mil quilômetros.
Diante disso, o cliente pode se rebelar e dizer que não vai autorizar e nem pagar pela execução daqueles dois ou três serviços relacionados na revisão do carro. Porém, o consultor técnico, certamente, já tem na ponta da língua a resposta padrão: “Tem que fazer, pois, do contrário o senhor perde a garantia”.
Isso sim é um exemplo clássico de cara de pau e acontece com relativa frequência. Constantemente recebo pedidos de consultas de leitores que alegam ter recusado determinados serviços “recomendados” em oficinas de concessionárias e foram “ameaçados” com a perda da garantia.
Pois, saiba que você não perde coisa alguma. Quando você levar o carro para a revisão obrigatória, aproveite e leve também o manual com a indicação de quais itens devem ser verificados naquela vistoria técnica. E diga ao consultor que você quer que seja feito apenas o que o fabricante determina para aquela revisão. E mais nada!
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