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COLUNA DO CALMON

Salão de Pequim mostrou força das marcas chinesas

Fabricantes chinesas mostraram muitas novidades para o mercado interno, mas também não escondem o interesse de aumentar as exportações para países ocidentais

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Lexus LS-ZC
Lexus LS-ZC Foto: Greg Baker/AFP

Se já se torna difícil concorrer com a grande leva de modelos chineses que não param de ser lançados, imagine em um Salão na capital do país. Claro que muitas das novidades visam o próprio mercado interno de 26 milhões de unidades por ano (10 vezes maior que o brasileiro). Toda essa volúpia de lançamentos, no entanto, esconde um risco que os fabricantes locais não gostam de comentar. A capacidade instalada é aproximadamente o dobro da demanda. Isso obriga a oferecer descontos crescentes e a exportar a qualquer custo, em grande parte coberto por subsídios do governo pouco transparentes para dizer o mínimo.

Foram pelo menos 40 novidades na exposição iniciada em 25 de abril e que se estendeu até 4 de maio. Várias marcas e modelos são desconhecidos no Ocidente, a exemplo de Arcfox Alfa S5, Fangchengbao Speedster Super 9, Lynk&Co 07, Mengshi M-Hunter, Qiyuan E07, Hongqi HQ9, Hyper SS9, Denza Z9 GT, Zeekr Mix, Avatr 1, Haval Raptor, Geely Galaxy e até o exótico carro conceitual voador Xpeng, entre outros.

Zeekr 001 esportivo chinês laranja de frente no Salão de Pequim 2024
Esportivo Zeekr 001 Foto: Greg Baker/AFP

Um dos que mais chamou atenção no Salão de Pequim foi o Xiaomi SU7, primeiro produto da fabricante chinesa de celulares, smart TVs e tablets. Sem nenhuma experiência em produzir automóveis apelou para a BAIC que, além de produzir os Mercedes-Benz na China, tem seus próprios modelos.

Xiaomi SU7 elétrico de frente no Salão de Pequim 2024
Xiaomi SU7 Foto: Pedro Pardo/AFP

Fabricantes ocidentais tiveram presença discreta no Salão de Pequim. Honda Ye GT, P7 e S7 (os dois últimos crossovers); Lamborghini Urus SE (híbrido plugável); BMW Série 4; Mazda EZ6; Mercedes-AMG GT 63 S E Performance e Classe G elétrico; MINI Aceman; Toyota bZ3X; VW ID Code.

As duas marcas que vão produzir aqui, primeiro GWM e depois BYD, também sobressaíram. O SUV híbrido Tank 400 (importado inicialmente), Haval H6 reestilizado (primeiro produto de Iracemápolis-SP e depois a picape Poer e Haval H4, foram os destaques da GWM no Salão.

A BYD expôs no Salão de Pequim o carro-conceito Ocean M visando o mercado europeu, a picape média Shark e o sedã médio-compacto King. O plano de negócios da segunda marca chinesa prevê começar a produção no início de 2025 em Camaçari (BA). Estão confirmados os hatches Dolphin e Dolphin Mini, além do SUV Song Plus, a Shark e provavelmente o SUV Yuan Pro.

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