Mesmo com os preços abusivos do carro usado (a valorização nos últimos 12 meses passa dos dois dígitos), ele ainda é a melhor opção para o consumidor. O mercado de automóveis funciona como uma escada, onde nos degraus mais altos estão os modelos zero-quilômetro, nos inferiores estão os seminovos e assim por diante, chegando no pé da escalada com os velhinhos.
Assim, os carros usados seguem o mercado de novos, subindo os preços na mesma proporção das tabelas das montadoras ou os praticados pelas concessionárias. Em outras palavras: se o carro usado está caro, o zero-quilômetro está mais ainda. E com o mesmo preço de um zero-quilômetro de entrada você pode comprar um seminovo maior, mais potente e mais equipado.
Quando o preço do carro usado bate com o do novo
Vamos pegar o exemplo dos mais vendidos (maio/22): Hyundai HB20, Fiat Mobi e Chevrolet Onix, que custam entre R$ 65 mil e R$ 90 mil. Nessa faixa de preço, é possível comprar muita coisa boa no mercado de carros usados. Um VW Jetta 2.0 TSI Highline, ano 2012, pode ser encontrado com preços por volta de R$ 71 mil, assim como um Chevrolet Cruze 1.8 Sport automático.
Por um pouquinho mais, entre R$ 72 mil e R$ 78 mil, é possível levar pra casa um VW Tiguan 2013, um Honda Civic 2014 ou um Jeep Compass 2015. Por menos de R$ 90 mil você pode comprar um carro bem mais novo, um Chevrolet Tracker 1.4, ano 2008, com motor turbo e câmbio automático, ou ainda, um Toyota Corolla 1.8 automático 2017.
De caminhonete à sedan médio premium
Com um pouquinho mais é possível ser dono de uma picape Volkswagen Amarok 4×4 CD 2.0 turbodiesel ou mesmo um Mercedes-Benz C180 1.6 Cupê turbo 2012. Portanto, se você não faz questão de ter “o carro do ano”, veja que as possibilidades são muitas e há boas opções em todos os segmentos.
Além disso, a compra do carro usado traz outras vantagens além do preço: o veículo já está licenciado, com o IPVA pago, depreciado, e, na maioria das vezes, em boas condições. Você pode encontrar um seminovo com dois mil, três mil quilômetros rodados, ou seja, em condição de zero-quilômetro. Veja 20 opções de carros usados nessa faixa de preço que selecionamos pra você ofertados em anúncios de sites de classificados na semana passada.
ANO | MODELO | VALOR |
2016/2016 | Chevrolet Spin 1.8 LTZ | R$ 61.490 |
2016/2017 | Peugeot 2008 1.6 automático | R$ 66.890 |
2012/2012 | Mitsubishi ASX 2.0 automático | R$ 68.890 |
2012/2012 | Volkswagen Jetta 2.0 TSI Highline | R$ 70.900 |
2013/2014 | Chevrolet Cruze 1.8 LTZ Sport automático | R$ 71.990 |
2015/2015 | Jeep Compass 2.0 Sport automático | R$ 72.800 |
2013/2014 | Honda Civic 2.0 automático | R$ 72.900 |
2013/2013 | Volkswagen Tiguan 2.0 TSI turbo | R$ 76.900 |
2018/2019 | Jeep Renegade 1.8 Flex Sport automático | R$ 77.900 |
2018/2019 | Ford Ecosport 1.5 automático | R$ 78.000 |
2012/2013 | Audi A1 1.4 TFSI Sport automático | R$ 79.800 |
2019/2019 | Honda Fit 1.5 LX automático | R$ 82.000 |
2013/2014 | Kia Sportage 2.0 LX automático | R$ 87.900 |
2014/2015 | Mitsubishi L200 Triton 2.4 manual | R$ 87.900 |
2013/2014 | Volvo XC60 2.0 Dynamic automático | R$ 87.900 |
2018/2018 | Chevrolet Tracker 1.4 Turbo LT automático | R$ 88.900 |
2013/2014 | Mitsubishi Outlander 3.0 GT 4×4 automático | R$ 89.000 |
2016/2017 | Toyota Corolla 1.8 GLI automático | R$ 89.870 |
2012/2012 | Mercedes-Benz C180 1.6 Coupe turbo automático | R$ 92.490 |
2012/2013 | Volkswagen Amarok 4×4 CD 2.0 turbodiesel | R$ 94.900 |
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