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6 carros usados e acessíveis com manutenção barata em 2025

Conheça modelos que pesam menos no bolso na hora de revisar ou consertar

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Na linha 2018, o Honda Fit passou por reestilização e ganhou mais conteúdo
Na linha 2018, o Honda Fit passou por reestilização e ganhou mais conteúdo Foto: Na linha 2018, o Honda Fit passou por reestilização e ganhou mais conteúdo

Manter um carro em dia sem gastar uma fortuna é o sonho de todo mundo. Com os preços dos combustíveis e peças nas alturas, escolher um modelo com manutenção acessível faz toda a diferença. Por isso, o VRUM montou uma lista de dez carros que são baratos de manter, seja por peças fáceis de achar, revisões com preço justo ou mecânica simples. 

1. NISSAN VERSA

Nissan Versa Exclusive 2024 cinza, 1.6 Flex, de traseira, em movimento em rodovia
Versão Exclusive do Nissan versa traz discreto aerofólio na tampa traseira Foto: Lara Moreno/EM/D.A Press

O Nissan Versa é um sedã compacto com ótimo custo-benefício. A nova geração, lançada em 2020, tem Fipe de R$ 79 mil na versão Sense automática em 2022. Ele possui motor 1.6 de 114 cv e 15,5 kgfm de torque com câmbio CVT de seis marchas, multimídia de sete polegadas, seis airbags e consumo de até 13,9 km/l na gasolina (estrada). 

O porta-malas de 466 litros ajuda com um bom espaço interno também — entre eixos de 2,62. A manutenção do sedã é bem acessível: segundo a Nissan, as revisões ficam em torno de R$ 600 a R$ 950 

2. CHEVROLET ONIX

Os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil em 2024.
Chevrolet Onix Foto: Pedro Cerqueira / EM / D.A Press

O Chevrolet Onix segue como um dos mais vendidos no Brasil, e não é à toa. A versão 1.0 tem motor aspirado de três cilindros de 78/82 cv e 9,6/10,6 kgfm de torque com câmbio manual de seis marchas. Seu espaço é razoável na versão hatch, com porta-malas de 275 litros e entre-eixos de 2,55 m. O que surpreende de fato é seu consumo de 16,7 km/l na gasolina (estrada). 

O modelo vem com seis airbags, multimídia MyLink de oito polegadas e controles de tração e estabilidade. A manutenção é também uma boa ajuda na hora de fechar a conta no mês, variando de R$ 520 a R$ 1.080. 

3. HYUNDAI HB20

Hyundai HB20 2020
Hyundai HB20 2020 Foto: Hyundai/Divulgação

O Hyundai HB20 é o queridinho dos hatches compactos, com visual moderno e boa revenda. A versão 1.0 aspirada com motor três cilindros oferece 75/80 cv e 9,4/10,2 kgfm de torque e câmbio manual de cinco marchas. Seu consumo é de até 15,4 km/l na gasolina. 

O hatch, que também tem versão sedã, igual ao Onix, oferece ar-condicionado, multimídia de oito polegadas e quatro airbags. A manutenção não assusta: as revisões custam de R$ 322 a R$ 935 por ano. 

4. FORD KA

Ford Ka preto
Ford Ka preto Foto: Divulgação: Ford

O Ford Ka, vendido até 2021, quando a Ford saiu do Brasil, é uma opção usada com manutenção acessível. Com motor mais potente que os citados, o 1.5 aspirado de quatro cilindros que gera 128/136 cv e 15,6/16,1 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas, tem um 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e velocidade máxima de 181 km/h. 

Seu consumo não fica muito para trás, fazendo até 14,8 km/l na gasolina. Já seu espaço deixa um pouco a desejar, com porta-malas de 257 litros e entre-eixos de 2,49 m. Porém, mesmo sendo um carro de quatro anos atrás, vem com ar-condicionado, multimídia de sete polegadas e dois airbags. Suas revisões são a mais cara da lista, devido ao maior motor: entre  R$ 700 a R$ 1.475 anuais.

5. TOYOTA ETIOS

Toyota Etios branco
Toyota Etios branco Foto: Divulgação: Toyota

Outro modelo que também saiu em 2021, o Toyota Etios, também é bem visado no mercado de usados, já que é sinônimo de durabilidade. A versão 1.5 tem motor de 102/107 cv e 14,3/14,7 kgfm de torque com câmbio manual de seis marchas. O consumo na gasolina alcança até 14,1 km/l. 

Ele traz ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos, entre outros. A manutenção é barata pra categoria, custando entre R$ 434 a R$ 1.000 por ano.

6. HONDA FIT

Honda Fit LX
Honda Fit LX Foto: Divulgação/Honda

O Honda Fit é um monovolume compacto que também é muito olhado no mercado, e curiosamente também saiu de linha em 2021. O motor 1.5 aspirado de quatro cilindros tem 115/116 cv e 15,2/15,3 kgfm de torque, atrelado ao câmbio manual de cinco marchas ou automático CVT. 

Ele traz ar-condicionado, quatro airbags, controle de tração e estabilidade, freio ABS, direção elétrica, entre outros. O consumo é de 13,6 km/l na estrada com gasolina e o porta-malas modular é perfeito para famílias maiores, já que ele possui o Magic City. A manutenção, no entanto, também é um pouco mais cara, com revisões custando de R$ 450 a R$ 2.700 por ano.