Manter um carro em dia sem gastar uma fortuna é o sonho de todo mundo. Com os preços dos combustíveis e peças nas alturas, escolher um modelo com manutenção acessível faz toda a diferença. Por isso, o VRUM montou uma lista de dez carros que são baratos de manter, seja por peças fáceis de achar, revisões com preço justo ou mecânica simples.
1. NISSAN VERSA
O Nissan Versa é um sedã compacto com ótimo custo-benefício. A nova geração, lançada em 2020, tem Fipe de R$ 79 mil na versão Sense automática em 2022. Ele possui motor 1.6 de 114 cv e 15,5 kgfm de torque com câmbio CVT de seis marchas, multimídia de sete polegadas, seis airbags e consumo de até 13,9 km/l na gasolina (estrada).
O porta-malas de 466 litros ajuda com um bom espaço interno também — entre eixos de 2,62. A manutenção do sedã é bem acessível: segundo a Nissan, as revisões ficam em torno de R$ 600 a R$ 950
2. CHEVROLET ONIX
O Chevrolet Onix segue como um dos mais vendidos no Brasil, e não é à toa. A versão 1.0 tem motor aspirado de três cilindros de 78/82 cv e 9,6/10,6 kgfm de torque com câmbio manual de seis marchas. Seu espaço é razoável na versão hatch, com porta-malas de 275 litros e entre-eixos de 2,55 m. O que surpreende de fato é seu consumo de 16,7 km/l na gasolina (estrada).
O modelo vem com seis airbags, multimídia MyLink de oito polegadas e controles de tração e estabilidade. A manutenção é também uma boa ajuda na hora de fechar a conta no mês, variando de R$ 520 a R$ 1.080.
3. HYUNDAI HB20
O Hyundai HB20 é o queridinho dos hatches compactos, com visual moderno e boa revenda. A versão 1.0 aspirada com motor três cilindros oferece 75/80 cv e 9,4/10,2 kgfm de torque e câmbio manual de cinco marchas. Seu consumo é de até 15,4 km/l na gasolina.
O hatch, que também tem versão sedã, igual ao Onix, oferece ar-condicionado, multimídia de oito polegadas e quatro airbags. A manutenção não assusta: as revisões custam de R$ 322 a R$ 935 por ano.
4. FORD KA
O Ford Ka, vendido até 2021, quando a Ford saiu do Brasil, é uma opção usada com manutenção acessível. Com motor mais potente que os citados, o 1.5 aspirado de quatro cilindros que gera 128/136 cv e 15,6/16,1 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas, tem um 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e velocidade máxima de 181 km/h.
Seu consumo não fica muito para trás, fazendo até 14,8 km/l na gasolina. Já seu espaço deixa um pouco a desejar, com porta-malas de 257 litros e entre-eixos de 2,49 m. Porém, mesmo sendo um carro de quatro anos atrás, vem com ar-condicionado, multimídia de sete polegadas e dois airbags. Suas revisões são a mais cara da lista, devido ao maior motor: entre R$ 700 a R$ 1.475 anuais.
5. TOYOTA ETIOS
Outro modelo que também saiu em 2021, o Toyota Etios, também é bem visado no mercado de usados, já que é sinônimo de durabilidade. A versão 1.5 tem motor de 102/107 cv e 14,3/14,7 kgfm de torque com câmbio manual de seis marchas. O consumo na gasolina alcança até 14,1 km/l.
Ele traz ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos, entre outros. A manutenção é barata pra categoria, custando entre R$ 434 a R$ 1.000 por ano.
6. HONDA FIT
O Honda Fit é um monovolume compacto que também é muito olhado no mercado, e curiosamente também saiu de linha em 2021. O motor 1.5 aspirado de quatro cilindros tem 115/116 cv e 15,2/15,3 kgfm de torque, atrelado ao câmbio manual de cinco marchas ou automático CVT.
Ele traz ar-condicionado, quatro airbags, controle de tração e estabilidade, freio ABS, direção elétrica, entre outros. O consumo é de 13,6 km/l na estrada com gasolina e o porta-malas modular é perfeito para famílias maiores, já que ele possui o Magic City. A manutenção, no entanto, também é um pouco mais cara, com revisões custando de R$ 450 a R$ 2.700 por ano.
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