A sexta e atual geração do Volkswagen Polo é daqueles carros meio que incompreendidos – ou mal trabalhados pela própria marca. O hatch compacto da VW lançado em 2017 – como modelo 2018 – tem virtudes que o acompanham desde sempre, como construção sólida e engenharia eficiente, mas que nunca foi um sucesso estrondoso de vendas.
Detalhe é que não dá nem para pôr a culpa só no preço. Afinal, mesmo recentemente renovado, o Volkswagen Polo continua pouca coisa mais cara que o veterano e insistente Gol, que vende cinco vezes mais. Mas se não é querido como zero quilômetro, o compacto da Volkswagen é um belo achado entre os usados, especialmente o modelo 2018. Entenda o por quê.
O VRUM testou a versão apimentada do hatch compacto. Confira o vídeo!
1 – Trajetória do hatch compacto premium da VW
Como dito, esta sexta geração do Volkswagen Polo, a segunda brasileira, foi lançada em setembro de 2017, já como linha 2018, três anos depois do término da produção da quinta era do hatch. Com 4,05 metros de comprimento e 2,56m de distância entre-eixos, o modelo manteve a proposta de ser uma alternativa mais confortável e moderna ao Gol no segmento de compactos.
Começou com as versões 1.0 e 1.6 aspiradas, com câmbio manual e 1.0 turbo. No ano seguinte ao lançamento, estreou uma configuração com o propulsor 1.6 aliado à transmissão automática de seis velocidades, antes exclusiva apenas das opções TSI.
O Volkswagen Polo teve uma série especial Beats e, em 2020, ganhou a variante esportiva GTS com motor 1.4 de 150cv e acertos mais firmes na suspensão, freios e direção, além de detalhes estéticos. Em setembro deste ano, sofreu uma remodelação, ganhou equipamentos e perdeu outros.
2 – Como é a dinâmica do Volkswagen Polo 2018
Desde o início, o Volkswagen Polo 2018 honra as tradições da marca alemã no que diz respeito ao comportamento. O carro é firme de dirigir, seja na estrada ou na cidade, a direção é precisa e aponta bem nas curvas, e a carroceria oferece ótima rigidez. Tudo fruto da sempre elogiada plataforma modular MQB que a fabricante usa em diferentes modelos.
3 - Versão de entrada equipada com motor 1.0 MPI
A linha 2018 do Volkswagen Polo tem como variante mais básica o motor 1.0 MPI. O três cilindros de 84cv com etanol e 75cv com gasolina, e respectivos 10,4kgfm e 9,7kgfm de torque, apesar de ser o mais fraco, tem boa disposição para a cidade.
Mesmo com uma dose mais sentida de vibração, oferece rodar confortável e com boa força em baixas rotações (em 3.000rpm já se tem quase todo o torque), o que minimiza o sofrimento em ladeiras. O grande destaque fica para o consumo. Confira as médias aferidas pelo Inmetro na tabela 2018 do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE)
Consumo do Volkswagen Polo 1.0 MPI 2018
- Cidade etanol: 8,8km/l
- Estrada etanol: 10km/l
- Gasolina cidade: 12,9km/l
- Gasolina estrada: 14,3km/l
Desde esta versão, o Polo sai de fábrica com quatro airbags, controles de tração, direção elétrica, ar-condicionado, vidros e travas elétricos e volante com ajuste de altura, além de som com USB e Bluetooth. Assistente de partida em rampas e controle de estabilidade eram opcionais.
4 - Meio termo bom com motor 1.6 16V aspirado
O Volkswagen Polo 2018 começou com uma opção intermediária bastante interessante, que usa o motor 1.6 16V aspirado MSI. Com 117cv (e)/110cv (g), o propulsor é uma opção para quem quer um carro competente para a cidade e principalmente na estrada, sem beber muito.
Esta versão começou apenas com o adorável câmbio manual de cinco marchas, com relações curtas e curso da alavanca justo. Mas foi justamente em 2018 que o 1.6 ganhou a opção de caixa automática de seis velocidades, que é uma boa pedida para quem quer aquele conforto a mais. Confira o consumo de acordo com os padrões de medição do Inmetro.
Consumo do Volkswagen Polo 1.6 MSI 2018
- Cidade etanol: 8,2km/l
- Estrada etanol: 9,5km/l
- Gasolina cidade: 12km/l
- Gasolina estrada: 13,9km/l
Consumo do Volkswagen Polo 1.6 MSI AT 2018
- Cidade etanol: 7.9km/l
- Estrada etanol: 9,6km/l
- Gasolina cidade: 11km/l
- Gasolina estrada: 13,8km/l
Na parte de equipamentos, o 1.6 vem mais ou menos com o mesmo pacote do 1.0. As rodas de liga-leve e a central multimídia com espelhamento de celular eram opcionais.
5 – Para quem procura diversão, tem as versões turbo
As opções mais divertidas do Volkswagen Polo 2018 são, sem dúvida, as com o motor TSI. Ele mantém a potência original de 128cv com etanol e 116cv com gasolina – infelizmente, recalibrada para baixo nesta recente remodelação da linha 2023.
O carro vira um canhãozinho, com arrancadas impetuosas e boas respostas em baixo giros, beneficiado pelo torque de 20,4kgfm a 2.000rpm. Na estrada, então, faz das ultrapassagens tarefa fácil. E o que é melhor: sem ser uma esponja de combustível para oferecer tal performance. Confira o consumo:
Consumo do Volkswagen Polo 1.0 TSI 2018
- Cidade etanol: 8km/l
- Estrada etanol: 9,8km/l
- Gasolina cidade: 11,6km/l
- Gasolina estrada: 14,1km/l
O Volkswagen Polo 2018 com motor TSI era oferecido em duas versões. A Comfortline recebe a mais que a 1.6 os controles de estabilidade e de subidas, sensor de ré, faróis de neblina, ajuste de distância do volante, central multimídia com espelhamento de celular, entre outros. Já a Highline é a topo da linha 2018, com câmera de ré, luzes de condução diurna, ar-condicionado automático e GPS nativo.
6 - No embalo da série Beats
Também foi em 2018 que o Volkswagen Polo ganhou a série Beats. Na verdade, é um pacote de som premium da marca que inclui som com 300 watts de potência, amplificador com oito canais, quatro alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer com ajustes especiais. O kit Beats da Volkswagen foi oferecido nas versões Comfortline e Highline do Polo 2018, sempre com motor TSI.
7 – Acabamento espartano do Volkswagen Polo
Um dos pontos mais criticados no Volkswagen Polo é o acabamento interno. Visualmente já não empolga, com muitos detalhes no design vistos em tantos outros Volkswagen da vida. A qualidade também deixa a desejar. Os plásticos usados aparentam a mesma simplicidade vista no Gol. Há algumas falhas aparentes em encaixes no painel frontal e das portas.
8 – Polêmica homofóbica envolvendo o modelo
Em vez de se preocupar com o acabamento, os clientes e/ou entusiastas do Volkswagen Polo preferiram se queixar de uma peça publicitária do modelo no Facebook. A ação com um casal de homens provocou uma ira homofóbica nas redes até de quem nem tem – pensou em ter, quis ter ou sequer consegue ter – o hatch da Volkswagen na garagem.
9 – Como é a manutenção do hatch compacto
Apesar da Volkswagen ter fama de manutenção barata, não é bem assim com o Polo 2018. As revisões com preço fixo não são tão em conta na rede e mesmo em oficinas independentes é um carro meio salgado de se manter. Veja os preços das revisões para carros com 40 mil quilômetros ou mais na rede autorizada:.
Volkswagen Polo 1.0 MPI 2018
- 40.000km: R$ 1.372,92
- 50.000km: R$ 698,24
- 60.000km: R$ 1.436,72
Volkswagen Polo 1.6 MSI 2018
- 40.000km: R$ 1.543,49
- 50.000km: R$ 777,48
- 60.000km: R$ 1.515,96
Volkswagen Polo 1.0 TSI 2018
- 40.000km: R$ 1.773,78
- 50.000km: R$ 744,46
- 60.000km: R$ 1.656,01
Lembre-se que a manutenção dos motores turbinados merecem mão de obra especializada. E especialmente óleo lubrificante dentro das especificações recomendadas pela fábrica. Confira os valores de alguns componentes:
- Jogo com quatro pastilhas de freio 1.0 e 1.6: de R$ 70 a R$ 110
- Jogo com quatro pastilhas de freio TSI: de R$ 130 a R$ 200
- Jogo de discos de freio dianteiros: de R$ 340 a R$ 420
- Jogo de discos de freio dianteiros TSI: de R$ 400 a R$ 500
- Kit bomba de combustível: de R$ 700 a R$ 800
- Jogo com três velas 1.0: de R$ 80 a R$ 110
- Jogo com quatro velas 1.6: de R$ 100 a R$ 160
- Jogo com três velas TSI: de R$ 350 a R$ 420
- Kit amortecedor traseiro: de R$ 600 a R$ 1.000
- Correia dentada 1.0 e 1.6: de R$ 380 a R$ 490
- Correia dentada TSI: de R$ 460 a R$ 550
10 – Confira os principais problemas do Volkswagen Polo
O Polo tem alguns defeitos comuns relatados por donos em fóruns na Internet, grupos de redes sociais e registros no Reclame Aqui. Entre as queixas mais usuais estão infiltração de água nos faróis e também na cabine, justamente nos exemplares 2018 do compacto da Volkswagen.
Quem estiver de olho em um modelo turbo automático do hatch também deve prestar atenção ao comportamento do câmbio. São muitos os relatos de trancos excessivos da transmissão de seis velocidades da Aisin, especialmente entre a primeira e a terceira marchas.
Ruídos vindos do disco de freio também devem deixar os interessados no Volkswagen Polo 2018 com ouvido atento. Há reclamações destas peças empenadas precocemente, o que provoca falhas no sistema de frenagem.
Recall: O Volkswagen Polo só teve um chamado, para troca do revestimento da coluna central em modelos fabricados entre 2017 e 2018.
Bônus – Volkswagen Polo 2018: Mini Golf ou Golzão?
Essa provocação bônus a gente deixa para o fim. Na campanha publicitária de lançamento, a Volks bateu na tecla de que o Polo é um mini-Golf. No desempenho e dinâmica, o carro realmente se aproxima do hatch médio.
Mas os críticos de plantão não tardaram em tocar os dedos na ferida do Volkswagen Polo para chamá-lo de Golzão. Principalmente no que diz respeito ao design pouco inspirado e ao acabamento que deixa a desejar. E para você, qual é a do Volkswagen Polo 2028? Mini Golf ou Golzão?
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