Se você está analisando o mercado em busca de carros "baratos" zero-quilômetro, fique de olho que ainda temos ao menos três novidades no radar. Mas, lembre-se que o barato é muito relativo quando falamos de um país em que o modelo mais em conta já ultrapassou a barreira dos R$ 60 mil.
Novo Citroën C3
O lançamentos mais acessível entre esses carros "baratos" deve ser o novo Citroën C3. Apresentado em setembro do ano passado, o modelo deveria chegar ao mercado no primeiro trimestre. Porém, devido a escassez de semicondutores, o modelo é aguardado para agosto. A aposta é que sua versão de entrada chegue com preço bem chamativo, na casa dos R$ 70 mil, para depois se adequar entre os principais concorrentes.
O novo Citroën C3 , o primeiro no nosso ranking de carros baratos que chegam em 2022, será construído sobre a plataforma CMP, a mesma do Peugeot 208. Ele mede 3,98 metros de comprimento e 2,54m de entre-eixos. O porta-malas de 315 litros é destaque. Enquanto as versões de entrada trazem motor 1.0 aspirado, com até 75cv de potência e 10,7kgfm de torque, as versões mais caras devem vir equipadas com um 1.6 de até 120cv e 15,6kgfm.
Volkswagen Polo Track
O segundo representante dos nosso top 3 de carros baratos que estão prestes a chegar é o Volkswagen Polo Track. Como o modelo aguarda a "morte" do Gol para entrar em cena, fica difícil cravar a data da sua chegada. Mas, o mais provável é que o modelo chegue no início de 2023.
O Polo Track será fabricado em Taubaté e dará origem a uma família de compactos de entrada. Porém, há muito tempo a Volkswagen não tem sido uma fada madrinha no quesito preços. Então, talvez, se a marca conseguir simplificar a versão de entrada do Polo atual, o Polo Track poderá manter seu preço atual, na casa dos R$ 78 mil.
Curte o mundo automotivo? Então, confira o canal do VRUM no Youtube
Como marketing, a marca alemã também poderá manter o preço do Gol por um mês, perto dos R$ 75 mil, para depois corrigir o valor. O visual do Polo Track deve ficar como o Polo atual, mas com um novo para-choque, além de retrovisores e maçanetas em preto. Já o motor será o mesmo 1.0 flex, de três cilindros, com até 84cv e 10,4kgfm.
Novo Volkswagen Polo
Ainda antes da chegada do Polo Track, o Volkswagen Polo segue sua trajetória ganhando uma reestilização nos moldes do modelo europeu. Porém, de acordo com imagens do instituto de propriedade industrial da Argentina que vazaram na última semana, a traseira pode não receber as lanternas que invadem a tampa do porta-malas. Então, podemos considerar a hipótese do modelo conservar o formato atual da lanterna e só mudar sua padronagem interna.
A grande novidade mecânica é a chegada de um motor 1.0 turbo mais manso (o 170TSI, como no Up!), com até 116cv e 16,8kgfm, para o pacote de entrada. As demais versões seguem com o 1.0 turbo (200TSI), com até 128cv e 20,4kgfm, e o 1.4 turbo (250TSI), de 150cv e 25,5kgfm, para o GTS.