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Fiat Strada 2015: 10 fatos antes da compra da picape usada

Modelo mais vendido do país nos últimos anos, picape compacta da marca italiana se vale de funcionalidade e variedade de versões

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Na linha 2015, a versão Adventure Extreme é uma boa opção no mercado de usados
Na linha 2015, a versão Adventure Extreme é uma boa opção no mercado de usados Foto: Fiat/Divulgação

Fenômeno de vendas e robustez. São dois aspectos que logo surgem quando se fala da Fiat Strada. A picape compacta fabricada em Betim (MG) é um dos maiores sucessos da indústria automotiva e, claro, torna-se veículo usado valorizado no mercado.

Destacamos, agora, 10 fatos sobre a Fiat Strada, em especial modelo ano 2015.

Fiat Strada Adventure Extreme modelo 2015 prata de traseira estática no estúdio
A picape compacta da Fiat tem boa procura no mercado de usados Foto: Fiat/Divulgação

1 – Como foi a trajetória da Strada

A Fiat Strada foi lançada em 1998, derivada do primeiro Palio, apresentado dois anos antes. O modelo começou com motores 1.5 e 1.6, este com variantes oito e 16 válvulas.

Ao longo dos anos, a Strada se manteve na mesma geração e experimentou novas configurações de cabine, além de reestilizações – muitas na carona do Palio (em 2002, 2004, 2008 e 2013). Também recebeu motores diversos e mudou de versões até 2020, com a chegada da nova geração.

2 – Pioneirismos da picape compacta

A história da Fiat Strada é marcada por inovações que sempre a deixaram em evidência no segmento. No lançamento, em 1998, a picape compacta já começou com uma configuração com proposta “fora de estrada light”, a Trekking, espécie de precursora da Adventure – esta fez mais sucesso.

Em 1999, a Fiat Strada foi a primeira a ter opção de cabine estendida na categoria de compactas. Já em 2008, no embalo de uma de suas reestilizações, passou a oferecer o Locker, nome de um sistema de bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro.

Em 2009, outro pioneirismo: a picape compacta estreou a cabine dupla, apesar do acesso complicado aos bancos traseiros. Algo que foi levemente contornado em 2013, quando tais configurações receberam terceira porta, do tipo suicida, do lado direito.

Até que, em abril de 2020, a segunda geração de fato da Fiat Strada passou a ser a primeira caminhonete compacta do mercado a oferecer cabine dupla com quatro portas e espaço para cinco ocupantes.

Fiat Strada Trekking modelo 2014 prata de lateral estática no calçamento com casas ao fundo
Versão Trekking 2014/2015 é boa sugestão de compra no mercado de usados Foto: Adeildo Silva/Fiat/Divulgação

3 - Por que vende tanto?

Além dos pioneirismos citados, a picape pequena produzida em Betim sempre se destacou pelo custo benefício e versatilidade. Para se ter uma ideia, em 2015 a Fiat Strada tinha quase 10 versões, entre opções para trabalho, para o lazer e para as duas coisas.

Isso graças às diferentes configurações de cabine (simples, estendida e dupla) e à variedade de conjuntos mecânicos. E também aos preços competitivos, fama de robustez, capacidade de carga e custo de manutenção.

4 – E como é o desempenho?

Vamos nos concentrar na Fiat Strada 2015 e nas opções de motores de então. A começar pelo 1.4, das versões realmente voltadas para o trabalho. O motor Fire é bom para operar na cidade. Consegue ter desempenho honesto, mesmo com a caçamba cheia, mas não espere grandes arrancadas.

O motor 1.6 16V E.torQ serve às variantes intermediárias da Fiat Strada 2015. É bem um “meio termo” entre o 1.4 e o 1.8, mas tem os mesmos “poréns" do motor de maior capacidade: áspero e beberrão. Acaba sendo até mais esperto nas arrancadas.

Fiat Strada Trekking modelo 2014 prata de traseira em movimento no calçamento com casas ao fundo
A Strada é uma caminhonete compacta boa para o trabalho e lazer, na cidade ou no campo Foto: Adeildo Silva/Fiat/Divulgação

Já o conjunto 1.8 16V, também E.torQ, é mais interessante para quem quer desempenho em altos giros e velocidade final para uso na estrada, ainda mais que o conjunto serve só a modelos cabine estendida ou dupla. Só não se esqueça que o motor vibra bem e tem consumo elevado.

Confira os números (etanol/gasolina) de cada motor da Fiat Strada 2015

Fiat Strada 2015 1.4 8V

  • Potência: 88cv (e)/85cv (g) a 5.750rpm
  • Torque: 12,5kgfm (e)/12,4kgfm (g) a 3.500rpm
  • 0 a 100km/h: 12,2s
  • Consumo urbano: 7,4km/l (e)/10,8km/l (g)

Fiat Strada 2015 1.6 16V

  • Potência: 117cv (e)/115cv (g) a 5.500rpm
  • Torque: 16,8kgfm (e)/16,2kgfm (g) a 4.500rpm
  • 0 a 100km/h: 9,7s
  • Consumo urbano: 7,3km/l (e)/10,3km/l (g)

Fiat Strada 2015 1.8 16V

  • Potência: 132cv (e)/130cv (g) a 5.250rpm
  • Torque: 18,9kgfm (e)/18,4kgfm (g) a 4.500rpm
  • 0 a 100km/h: 10,3s
  • Consumo urbano: 6,7km/l (e)/9,8km/l (g)

Fiat Strada Trekking modelo 2014 prata interior painel volante e bancos dianteiros estática no estúdio
Acabamento interno tem muito plástico rígido, padrão normal no segmento Foto: Studio Cerri/Fiat/Divulgação

5 – Capacidades da picape

A caminhonete é boa de carga. Mesmo com cabine dupla, consegue levar mais de 600kg. Confira as capacidades na caçamba e de carga de cada configuração da Fiat Strada 2015.

  • Fiat Strada Cabine Simples: 1.220 litros e 705kg
  • Fiat Strada Cabine Estendida: 910 litros e 685kg
  • Fiat Strada Cabine Dupla: 680 litros e 650kg

6 - Pacotes de equipamentos

Para celebrar a marca de 1 milhão de unidades produzidas, a Fiat criou um pacote de equipamentos para a linha 2015 da Strada. Chamada de Dark, o kit incluiu itens como som com entrada USB e Bluetooth, volante revestido em couro com comandos do rádio e retrovisores elétricos.

Por fora, o pacote Dark adicionou capota marítima e lentes escurecidas nos faróis. Rodas de liga leve com pintura exclusiva conforme a versão também faziam parte do kit.

Fiat Strada Trekking modelo 2014 prata interior painel bancos dianteiros e traseiro estática no estúdio
O espaço interno na cabine não é ponto forte da Fiat Strada cabine dupla Foto: Studio Cerri/Fiat/Divulgação

7 - Séries especiais da Strada

Em 2015, a Fiat também lançou uma série especial Extreme para a Strada Adventure. O grande destaque nos equipamentos é a central multimídia com tela de 6,2 polegadas, GPS, TV digital, entrada USB e Bluetooth.

Por fora, acabamento preto no para-choque frontal, na barra da caçamba e na grade dianteira. As rodas de liga leve e as lentes dos faróis também são escurecidas.

8 - Nossa dica de melhor versão

Vamos de Fiat Strada Trekking 2015 1.6 16V cabine dupla. É mais barata que as Adventure – os preços nos sites de compra e venda oscilam entre R$ 60 mil e R$ 68 mil –, tem alguns adereços off-road light e ainda se vale de um competente motor E.torQ – que consegue beber menos que o 1.8.

Nos equipamentos, recebe o básico. Airbags frontais duplos e freios ABS exigidos por lei na parte de segurança. Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, banco do motorista com ajuste de altura, rodas de liga leve e faróis de neblina completam o pacote. Retrovisores elétricos e som com USB e Bluetooth eram opcionais.

9 – Manutenção da Fiat Strada

Os motores E.torQ não têm um custo de manutenção tão baixo como os 1.4 Fire, mas também não assustam. Além disso, a Fiat Strada é aquele carro que a oficina costuma gostar de trabalhar pela mecânica simples. Veja os preços de alguns componentes.

Preços de peças da Fiat Strada 1.6 2015:

  • Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 80 a R$ 130
  • Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 70 a R$ 100
  • Bomba de combustível: de R$ 180 a R$ 300
  • Kit troca de óleo (5 litros 5W30 + filtro): de R$ 200 a R$ 330
  • Amortecedor traseiro: de R$ 400 a R$ 500 (par)
  • Para-choque traseiro: de R$ 320 a R$ 490
  • Farol direito: de R$ 240 a R$ 500

Fiat Strada Adventure 1.8 modelo 2014 vermelha caçamba aberta estática na rua
Na versão cabine dupla, a Strada tem caçamba com 680 litros de capacidade volumétrica e carga útil de 650kg Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

10 - Principais problemas da picape

As maiores queixas nos fóruns com donos da primeira geração da Fiat Strada e no site Reclame Aqui se concentram na embreagem e em infiltrações na cabine. Fique atento também a barulhos na suspensão e a trepidações excessivas nos freios.

Esta primeira fase da Strada teve uma série de recalls. Para trocas dos cintos de segurança, atuador da embreagem, alternador, bobina de ignição, caixa de marchas, sensor de seleção de marchas, relés e software da central eletrônica.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas