x
UAI
Vale a pena?

Primeira impressão: GWM Poer P30 tem potencial para ameaçar Hilux e Ranger

Picape chinesa estreia no segmento com motor menos potente que os rivais, mas com preço acessível

Publicidade
GWM Poer P30
GWM Poer P30 Foto: Divulgação/GWM

A nova picape média do mercado brasileiro é a GWM Poer P30, que chega em duas versões: Trail (R$ 240 mil) e Exclusive (R$ 260 mil), apostando no preço mais em conta que as demais médias, tamanho, equipamento e tecnologia para enfrentar os modelos já consolidados. Confira todos os equipamentos de série nesta nota de lançamento e confira as primeiras impressões abaixo:

No teste realizado em São Francisco de Paula, no interior do Rio Grande do Sul a picape se mostrou excelente em termos de acabamento. Na versão Exclusive, a testada, a picape traz bancos em couro legítimo e seis ajustes elétricos Em situações off-road a picape também não demonstrou dificuldades, apesar de que o trajeto escolhido pela marca não impôs grandes percalços. Vale ressaltar que além da tração 4x4 com reduzida, a Poer P30 permite o bloqueio dos diferenciais central e traseiro.

Apesar de bem acertada, a suspensão faz a Poer P30 quicar bastante no trajeto fora de estrada, o que pode incomodar alguns usuários. É bem possível que esse comportamento tenha sido acentuado pela calibração dos pneus da picape, que apontavam cerca de 36 psi durante o teste e eram de uso urbano.

GWM Poer P30
GWM Poer P30 é a maior da categoria em comprimento, mas fica atrás em potência Foto: Divulgação/GWM

Como testamos a picape sem peso algum na caçamba (que tem 1.248 litros de capacidade volumétrica), a primeira impressão foi de um comportamento do eixo traseiro um pouco bobo demais, mas nada que incomode, mesmo em um terreno enlameado.

Apesar do motor ser mais fraco que suas principais rivais (184 cv e 48,9 kgfm de torque), a Poer P30 compensa isso com a relação de marchas da transmissão de 9 marchas, que busca sempre selecionar uma marcha próxima da faixa máxima de torque (1.500 rpm).

Por falar em torque, é justamente essa relação que faz com que 50% da força da picape seja entregue já a 1000 rotações, logo acima dos 700 giros da marcha lenta. A marca diz que a picape vai de zero aos 100 km/h em 11,2 segundos, ficando na média do segmento.
Vale destacar o baixo nível de ruído interno da picape, mesmo em situação de acelerações um pouco mais fortes.

GWM Poer P30
GWM Poer P30 Foto: Maurício Campelo/Vrum

Como a picape estava vazia, o propulsor turbodiesel não sentiu dificuldades em empurrar o utilitário, mas em uma situação de uso extremo com capacidade de carga máxima (1.010kg) e também com o reboque máximo sendo utilizado (3.100 kg com freio/750 kg sem freio), é possível que falte força.

O espaço interno da picape é ótimo para um carro desse porte, afinal, ela conta com um dos maiores entre-eixos da categoria. Entretanto, o principal destaque é justamente o nível de acabamento e equipamentos embarcados na versão topo de linha.

GWM Poer P30
Interior é bem confortável e fácil de operar Foto: Divulgação/GWM

Durante todo o teste, a central multimídia estava conectada com Android Auto no telefone da equipe de logística do evento. Infelizmente a central apresentou muitos problemas de funcionamento como dificuldade de conexão e tela preta em diversos momentos. É possível que seja um problema específico do celular conectado, mas é um ponto de atenção.

Veredito

A GWM Poer P30 demorou para chegar ao Brasil, mas essa demora parece ter sido justificada. O modelo impressiona pelo preço cobrado na versão topo de linha e por trazer itens de picapes mais caras.

Apesar do bom custo-benefício, o motor mais fraco demonstrou ser um ponto de observação em relação às suas principais rivais no segmento. No uso prático o propulsor não decepcionou e a boa relação da transmissão até surpreendeu, porém, resta saber como será o desempenho no asfalto.

Quem precisa de uma picape de custo-benefício e valoriza bastante o conforto e itens de equipamentos, terá na Poer uma excelente opção. Por 260 mil da versão topo de linha, o cliente precisa escolher entre Rampage Laramie, Ranger Black, S10 Cabine simples, Hilux Chassi ou Cabine Simples ou Titano Volcano. Entre essas versões, a Poer é a picape que se mostra uma opção mais espaçosa e que entrega mais requinte.

Embora a GWM invista pesado no marketing da picape e no pós-venda de suas concessionárias, será o suficiente para convencer o público mais conservador que compra picapes? Só o tempo dirá.

Ficha Técnica

GWM Poer P30 2.4 turbodiesel Extreme

Motor: 2.4, dianteiro, transversal, quatro cilindros, turbo, 184 cv de potência, 48,9 kgfm de torque a 1.500 giros, diesel

Câmbio: automático de nove marchas, tração 4x2, 4x4H e 4x4 reduzida Direção: elétrica

Suspensão: Duplo braço oscilante na dianteira e eixo rígido na traseira

Pneus: 265/55 R19 HT (Exclusive) ou 265/60 R18 AT (Trail)

Dimensões: 5,41 metros de comprimento; 1,94 m de largura ; 1,88 m de altura; 3,23 m de distância entre-eixos;

Capacidade de carga útil: 1.010 kg (Exclusive) e 1.018 kg (Trail)

Capacidade de reboque: 750 kg (sem freio) ou 3.100 kg (com freio)

Capacidade de imersão: 500 mm

Tanque de combustível: 78 litros

Tanque de Arla: 15 litros

Peso em ordem de marcha: 2.223 kg (Exclusive) 2.215 kg (Trail)

Consumo PBEV (Inmetro): Urbano: 9,5 km/l Estrada: 10,6 km/l

0 a 100 km/h: 11,2s