A Volkswagen acaba de ampliar seu acervo de clássicos com a adição de um modelo especial: o Golf GTI MK 4,5, restaurado pela equipe de engenharia da marca no Brasil. O modelo, produzido em 2008, se junta a outros três Golf na Garagem Volkswagen, localizada na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
A exibição celebra os 50 anos do Golf, que, desde seu lançamento em 1974, veio para substituir o Fusca e se tornou o carro mais vendido da história da montadora alemã, com mais de 37 milhões de unidades comercializadas ao redor do mundo.
O recém chegado na Garagem, o Golf GTI MK 4,5, é pintado na cor Preto Magic, equipado com motor 1.8 turbo. A versão restaurada conta com 193 cv de potência (13 cv a mais que a versão original), torque de 25,4 kgfm e acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 231 km/h.
O modelo foi restaurado em um processo que durou seis meses, incluindo a desmontagem e limpeza do motor e câmbio, além de melhorias na suspensão e interior, mantendo a autenticidade do veículo. O modelo no acervo possui 20 mil km.
O Golf MK5 acabou não vindo ao Brasil porque foi um produto muito caro na época e devido aos recursos financeiros a Volkswagen decidiu pular essa geração. Porém, para continuar com o Golf no Brasil, a montadora alemã decidiu realizar uma reestilização do modelo em abril de 2007 e levou o nome de Golf MK 4,5.
O Golf GTI MK 4,5 divide espaço com outros três clássicos na Garagem Volkswagen. O primeiro deles é o Golf GTI Competição, um modelo exclusivo de 1999, criado por uma equipe interna da Volkswagen inspirada nas corridas europeias. Mesmo que nunca tenha sido comercializado, o modelo foi concebido para explorar o desempenho nas pistas, com suspensão modificada e rodas de 16 polegadas, além de características de carros de competição, como gaiola de proteção e cintos de corrida.
Outro que está no acervo é o Golf VR6, produzido em 2002, com motor 2.8 V6 de 200 cv e 27 kgfm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos. Limitado a 99 unidades, este modelo traz detalhes exclusivos, como o pomo da alavanca de câmbio em formato de bola de golfe e a numeração gravada em uma plaqueta no interior.
Por fim, o acervo conta também com o Golf GTI MK 7,5, produzido em 2018. Equipado com motor 350 TSI de 230 cv, o hatchback deste ano se destaca pela tecnologia embarcada, como tela de 8 polegadas e o quadro de instrumentos totalmente digital Active Info Display, piloto automático, entre outros.
A nossa visita na Garagem Volkswagen, também presenciou de preservar a história dos icônicos Golfes, também aponta para o futuro, com a confirmação de que a oitava geração do Golf GTI será lançada no Brasil em 2025, conforme anunciado pelo CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobon.
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