UAI

Renault 'tira sarro' da Tesla com novo caminhão elétrico

Marca francesa, que já entrou nesse segmento na Europa, debochou dos atrasos do modelo concorrente em vídeo

Publicidade
No vídeo, Renault destaca que já tem caminhões elétricos no mercado, enquanto a Tesla faz só anúncios
No vídeo, Renault destaca que já tem caminhões elétricos no mercado, enquanto a Tesla faz só anúncios Foto: No vídeo, Renault destaca que já tem caminhões elétricos no mercado, enquanto a Tesla faz só anúncios

O lançamento do caminhão elétrico Semi, da Tesla, é digno de virar novela. O projeto foi anunciado em 2017, mas enfrentou uma série de percalços e acumula um atraso de três anos. Agora, o fabricante anunciou que o modelo enfim chegará ao mercado no próximo mês de dezembro. Antes disso, porém, ainda deu tempo de a Renault vir a público para dar uma "alfinetada" no concorrente.

A marca francesa publicou um vídeo no qual faz escárnio da demora da Tesla para lançar o caminhão Semi. A peça mostra um trabalhador afixando um outdoor do modelo concorrente, com a seguinte legenda: “há aqueles que fazem grandes anúncios”. Logo depois, o mesmo homem entra em um caminhão elétrico da Renault, e a legenda diz: “e há aqueles que já estão fazendo quilômetros”. Assista!

https://www.youtube.com/watch?v=KmGmNTvSf_w&t=15s

Trata-se de uma referência à segunda geração de caminhões elétricos da Renault. O fabricante oferece uma gama completa de veículos desse gênero, entre os quais o E-Tech Master, o E-Tech D e o E-Tech D Wide, cujas capacidades de carga vão de 3,1t a 26t. No fim do vídeo, uma última legenda ainda destaca que mais de 300 unidades desses modelos já estão em circulação pelas ruas da França.

Por sua vez, a Tesla, apesar de ter expertise com carros elétricos, ainda não comercializa caminhões nem veículos comerciais desse gênero. E parece ainda estar tendo problemas com o desenvolvimento: recentemente, circulou na internet um flagra de uma unidade do Semi com problemas mecânicos em uma estrada nos EUA.

Além do mais, ainda que a Tesla realmente consiga lançar o Semi em dezembro, o caminhão elétrico não será vendido ao público geral. Ele entrará em operação pelas mãos de empresas parceiras, como a Pepsi. A marca ainda promete lançar, em 2023, a caminhonete Cybertruck, cujo desenvolvimento também sofreu atrasos consecutivos.

Além de caminhão elétrico, Renault produz pesados a diesel

Apesar de não vender caminhões no Brasil, a Renault tem tradição nesse segmento no mercado europeu. Além dos elétricos, há também veículos com motor a diesel. Por aqui, a gama comercial da marca conta apenas com o modelo Master, mas em breve deve chegar ao país a nova geração do utilitário Kangoo.