UAI

Tesla Semi Truck, o caminhão elétrico de Elon Musk, chega ainda em 2022

Modelo anunciado em 2017 é um "cavalinho" elétrico com três eixos, sendo que os dois traseiros são os de tração, com um motor elétrico por roda

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Modelo tem visual aerodinâmico, essencial nos veículos elétricos
Modelo tem visual aerodinâmico, essencial nos veículos elétricos Foto: Modelo tem visual aerodinâmico, essencial nos veículos elétricos

Elon Musk garantiu que o Tesla Semi Truck, caminhão elétrico anunciado em 2017, chega ao mercado ainda em 2022. Por meio do Twitter, o SEO da empresa informou que o veículo chega primeiro na versão com maior autonomia, de 800 quilômetros. De "quebra", ele ainda falou que a picape Cybetruck chega em 2023.

VEJA O VÍDEO: Área de escape - motorista que “testou” equipamento cometeu infração gravíssima

Com visual aerodinâmico, já que os elétricos não podem abrir mão da máxima eficiência, o Tesla Semi Truck era aguardado para 2019. Porém, a pandemia de Covid-19 comprometeu o fornecimento de componentes e atrasou os planos de Elon Musk.

Inicialmente, o preço anunciado para o caminhão elétrico foi a partir de 150 mil dólares, para a versão com autonomia de 483 quilômetros, e 180 mil dólares para o veículo que roda 804 quilômetros com uma carga completa da bateria.

Tesla Semi Truck tem quatro motores elétricos

O "cavalinho" da Tesla tem três eixos, sendo que os dois traseiros são os de tração. Cada uma dessas rodas possui um um motor elétrico, somando um total de quatro propulsores independentes. Com uma carga de 36 toneladas, o Tesla Semi Truck acelera até os 96km/h em 20 segundos. Porém, além das informações técnicas serem escassas, as que existem podem ser mudadas na versão de produção.

A ideia original era que o caminhão elétrico recarregasse a bateria em estações Supercharger capazes de recuperar 80 quilômetros de autonomia em poucos minutos. Os protótipos mais recentes do modelo foram vistos em teste transportando componentes da Tesla e usando esses postos de carregamento ultrarrápidos.

Ainda que o Tesla Semi Truck esteja atrasado, já foram feitas mais de 2 mil reservas do produto. Naturalmente, o caminhão elétrico chega antes ao mercado americano, onde a produção está concentrada, para depois disputar terreno na Europa.

https://www.youtube.com/watch?v=qt2gowkBTv8