Idealizado pelo executivo da Peugeot, Jean Boillot, no final dos anos 1970, o Peugeot 205 foi produzido entre 1983 e 1998, se tornando um dos modelos hatchback mais icônicos dos anos 1980. O lançamento do veículo completa 40 anos nessa semana e relembra a todos os apaixonados por carros sobre a importância do modelo para o universo automobilístico.
Diferentemente de outros exemplares da Peugeot na época, o 205 não foi desenhado pela Carrozzeria Pininfarina, mas por estilistas da própria fabricante francesa que venceram um concurso interno. Segundo a marca, o hatchback inaugurou alguns aspectos diferenciados que seriam encontrados em futuros carros Peugeot, como por exemplo a grade com barras horizontais e a faixa entre as luzes traseiras.
Primeiro compacto francês movido a diesel, o Peugeot 205 estreou o motor XUD7 com 1.769cm³ de cilindrada, que desenvolvia até 60cv e contava com opção de câmbio automático na transmissão.
O modelo também contava com outras versões a gasolina, que variavam de 45cv a 200cv de potência. Já em 1984, a gama do Peugeot 205 foi aumentada para incluir os lendários GTI e Turbo 16, assim como a opção de uma carroceria de 3 portas. O veículo recebeu versões diferentes também, como a Junior, de 1986, que trazia assentos em jeans, e até mais chiques, como a Lacoste ou a Gentry.
Peugeot 205 foi para as pistas e até venceu rali
Em 1984, o Peugeot 205 Turbo 16 entrou na categoria rainha do Campeonato do Mundo de Ralis, o famoso "Grupo B". O hatchback foi o campeão do torneio nos anos de 1985 e 1986, pilotado pelos competidores Timo Salonen (1985) e Juha Kankkunen (1986).
O veículo também participou da competição Paris-Dakar, sendo vencedor em 1987 e 1988.
Fim da produção
Em 1998, após 15 anos e 5.278.050 unidades produzidas, o Peugeot 205 saiu de linha. Famoso por construir as bases das linhas urbanas da Peugeot, o modelo serviu como pilar para o surgimento dos modelos 206, 207 e Peugeot 208.
O museu de L’Aventure Peugeot em Sochaux, na França, inaugurou uma grande exposição com fotografias, arquivos e vídeos do aniversariante. Doze exemplares da linha serão exibidos no museu.
- Peugeot 208 Rally4: versão de fábrica preparada para rali
- Peugeot 208 2024 terá motor 1.0 turboflex e câmbio CVT
- Peugeot 205 não tem, mas... confira os modelos mais recentes do mercado nos canais do VRUM no YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas