Em detrimento do Brasil, o mercado automotivo argentino sempre foi privilegiado em questão de versões de fato especiais. Pois os hermanos agora produzem o Peugeot 208 Rally4, uma versão preparada para ralis e com a homologação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
A oferta é até justa, os hermanos sempre gostaram mais de carro que os brasileiros. Mas, engana-se quem pensa que poderá dividir o carro para o uso diário e as aventuras na terra. O Peugeot 208 Rally4 é um verdadeiro carro de competição. O interior tem bancos esportivos, cintos de segurança de cinco pontos, gaiola de proteção e nenhum acabamento. Enfim, com todo o jeito de ser bastante desconfortável.
Peugeot 208 Rally4 custa mais de R$ 400 mil
O projeto do Peugeot 208 Rally4 foi desenvolvido na França, e agora é produzido na Argentina, na planta de El Palomar. Com o suporte da Peugeot Sports Internacional, este produto é destinado principalmente a pilotos profissionais. Tanto que seu preço não é brincadeira: 75 mil euros (cerca de R$ 400 mil, na cotação de hoje).
De acordo com Nicolás Carrera, gerente do Projeto 208 Rally4 na Stellantis, o processo inicial de fabricação do veículo de competição é idêntico ao da série 208. Porém, seu processo de montagem demanda seis semanas de trabalho até à entrega final ao cliente.
A carroceria é em aço e plástico, com estrutura reforçada por um arco com vários pontos de soldagem. É possível identificar entradas de ar para o motor e para a cabine. Com 4,05 metros de comprimento e 1,73 de largura, o Peugeot 208 Rally4 pesa apenas 1.080 quilos. O tanque de combustível tem 60 litros. Já as rodas de 15 polegadas "calçam" pneus 185/70.
Motor 1.2 turbo tem 212cv de potência
O Peugeot 208 Rally4 traz sob o capô um motor 1.2 turbo - um PureTech de 3 cilindros redimensionado, com turbina maior e gerenciamento eletrônico para competição - com 212cv de potência máxima a 5.450rpm e 29,5kgfm de torque máximo a 3.000rpm. Já a transmissão tem câmbio sequencial de 5 marchas, tração dianteira e bloqueio mecânico do diferencial.
A suspensão tem amortecedores Ohlins ajustáveis em três níveis. Os freios são a disco nas quatro rodas, com 283mm e pinças de quatro pistões na dianteira e 290mm e pinças de dois pistões na traseira. O freio de mão tem sistema hidráulico.
“Hoje vivemos um marco muito importante para a Peugeot Argentina e para a Unidade Produtiva de El Palomar. É a primeira vez que aqui é desenvolvida e montada uma versão de competição para ser comercializada em nosso país, que segue todos os padrões internacionais: o Peugeot 208 Rally4. Supervisionado pela Peugeot Sport, este tipo de veículo é comercializado a nível mundial em todos os países onde a competição de rali é relevante."
Franklin Bendahan, Brand da Peugeot Argentina
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