NO EXTERIOR

Fiat Fastback, feito para a América Latina, repercute na Europa e nos EUA

Modelo chegará ao mercado nos próximos meses, mas deverá ficar longe dos demais continentes

Fiat Fastback Branco Banchisa de frente
Em relação ao Pulse, o Fiat Fastback exibe grade dianteira e para-choque exclusivos Foto: Fiat/Divulgação

A Fiat ainda nem lançou o Fastback, apenas divulgou as duas primeiras fotos oficiais do modelo, que deve chegar ao mercado em setembro ou outubro. O projeto é exclusivo para a América Latina: a produção ficará a cargo da fábrica de Betim, que o exportará para vários países da região. Mesmo assim, o SUV ganhou espaço em veículos de comunicação nos Estados Unidos e na Europa.

O site norte-americano Carscoops publicou as duas imagens do Fiat Fastback e explicou que ele é uma variação do Pulse, que também é restrito ao sul do continente. A publicação diz ainda que a da traseira lembra a do BMW X6. Alguns comentaristas, porém, não aprovaram o design do modelo, em especial o formato das chapas laterais da carroceria.

Em Portugal, foi o Aquela Máquina que repercutiu o Fiat Fastback. O site chegou até a lembrar de um carro-conceito batizado com o mesmo nome, mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018: ele baseava-se na caminhonete Toro, mas serviu como ponto de partida para o design do novo SUV. O texto até levanta a possibilidade de o veículo chegar ao mercado europeu.

Fiat Fastback Branco Banchisa de traseira
Além da caída acentuada do vidro, traseira chama atenção pelas lanternas afiladas

Essa possibilidade, porém, é remota. Apesar de o mercado de SUVs estar em alta no mundo inteiro, o Fastback é baseado na plataforma Fiat MLA – a mesma não somente do Pulse, mas também do Argo e do Cronos -, que só existe nos mercados latino-americanos. Vale lembrar que a gama europeia da marca italiana é completamente diferente da nacional.

Como o Fastback se encaixará na gama Fiat?

No Brasil, o Fastback será o automóvel mais sofisticado e caro da linha Fiat, com exceção apenas da Toro. O SUV chegará ao mercado somente com propulsor 1.0 turbo, capaz de desenvolver até 130cv de potência e 20,4kgfm de torque, sempre associado à caixa automática do tipo CVT com sete marchas simuladas. Também são esperados equipamentos inéditos.

Assista ao vídeo do Fiat Pulse Impetus, que tem a mesma mecânica do Fastback: