A Horse pode não ser a empresa mais famosa no Brasil, mas se você tem um carro da Renault ou Nissan, saiba que os motores são fabricados pela empresa. De propriedade da Renault, Geely e Aramco, a fabricante de motores apresentou um novo conceito de propulsor que promete reduzir em 40% o consumo de combustível.
O motor H12 Hybrid, ainda está em fase conceitual, e foi desenvolvido em parceria com a Repsol, empresa espanhola de petroquímica. O principal destaque do propulsor é a elevada eficiência térmica (44,2%).
Em testes com o padrão WLTP de consumo, o motor atingiu médias superiores a 30,3 km/l. Para efeito de comparação, esse número representa ganhos de 40% em relação à média europeia de carros de passeio de 2023.
Segundo o comunicado oficial, os diferenciais desse motor é um “sistema de combustão inovador” que utiliza taxa de compressão 17:1, uma nova geração de sistema de recirculação de gases (EGR), um turbocompressor otimizado, um novo sistema de ignição de “alta energia” e uma transmissão híbrida com gestão de energia otimizada.
Entretanto, a participação da espanhola Repsol é chave para o projeto, uma vez que além de lubrificantes que reduzem o atrito, os testes do motor foram realizados usando combustível 100% renovável.
Motores de alta eficiência térmica e que equipam sistemas híbridos costumam utilizar o ciclo Atkinson, que favorece justamente essa função, porém, não foi divulgado o ciclo em que o atual propulsor trabalha.
Segundo a Horse, existem dois motores em testes e o primeiro veículo equipado com o novo propulsor, ainda que em testes e demonstração, será apresentado ainda no início de 2026.
Por que investir em combustão?
Enquanto a China investe em carros 100% elétricos, na Europa, a preocupação é ainda com motores exclusivamente a combustão, ou que possam funcionar como gerador de energia, e, portanto, precisam ser eficientes.
A Horse afirma que 97% da frota de veículos na Europa ainda é baseada em veículos a combustão, e por isso existe a demanda pelo desenvolvimento de motores super eficientes.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion!