x
UAI
ADAS

Motorista bêbado é preso por burlar condução semiautônoma na China

Wang saiu do banco do motorista, reclinou-se no banco do passageiro e dormiu enquanto o veículo se movia

Publicidade
Homem burla sistema ADAS 2 na China
Homem burla sistema ADAS 2 na China Foto: Reprodução/Jingchu News

Um motorista que consumiu bebida alcoólica foi condenado a 45 dias de prisão por direção perigosa na China. O caso envolvendo Wang Mouqun, residente de Hangzhou, em Zhejiang chama atenção por um motivo inusitado. Ele foi detido ao ser flagrado burlando o sistema de condução semiautônoma (ADAS) de nível 2

O episódio ocorreu em setembro do ano passado. Na ocasião, Wang saiu do banco do motorista, reclinou-se no banco do passageiro e dormiu enquanto o veículo se movia em direção a um destino predefinido. O carro, entretanto, parou em uma via local, chamando a atenção de pedestres, que acionaram a polícia. O condutor estava com concentração de álcool no sangue de 114,5 mg/100 ml.

5 coisas que a Inteligência Artificial já faz no seu carro e você não sabia
Sistemas avançados de assistência (ADAS) utilizam inteligência artificial para ler o ambiente e garantir mais segurança na condução. Foto: Divulgação/Volkswagen

As autoridades constataram, ainda, que o automóvel possui uma tecnologia que alerta o condutor para retomar o controle caso as mãos saiam do volante por mais de dois minutos. Além disso, o sistema reduz a velocidade ou desativa o sistema se o motorista não responde.

Para burlar o ADAS 2 de seu veículo, Wang instalou um dispositivo projetado para simular o contato das mãos com o volante, burlando as proteções do sistema. O veículo do motorista era um SUV AITO M9, avaliado em 469.800 yuans (Na cotação atual, cerca de R$ 352 mil). 

As normas nacionais da China definem os níveis de condução automatizada de 0 a 5, sendo os níveis 0 a 2 categorizados como assistência ao condutor. Tais sistemas não podem substituir o condutor e são tecnicamente incapazes de garantir a segurança em todas as condições de estrada.