Se você acha o Tesla Cybertruck bastante bizarro, a Ceer pode mudar suas percepções. A empresa, até então desconhecida, está trabalhando no desenvolvimento de seu primeiro carro elétrico, ainda sem nome definido, e que terá no seu formato de cunha o principal atrativo, pelo menos até o momento.
As primeiras imagens do veículo em teste surgiram na imprensa global e mostram um carro digno de conceito de Salão do Automóvel dos anos 70, como o Lancia Stratos HF Zero, por exemplo.
Além do formato de cunha, pouco visto em veículos de produção, um dos destaques do modelo é o longo para-brisa, que vai até metade da cabine. Segundo a fabricante, o para-brisa será o maior do planeta e contará com acabamento infravermelho para minimizar a absorção de calor.
Outro ponto de destaque é a ausência de retrovisores físicos e as as portas, que deverão contar com uma abertura no estilo asa de gaivota ou tesoura, bem como as rodas triangulares.
Empresa saudita
Não há muitas informações sobre o modelo ou até mesmo sobre a fabricante, a saudita Ceer. O site da empresa afirma que a companhia nasceu em 2022 e conta com financiamento estatal saudita para zerar a emissão de carbono do país até 2060. A ideia é desenhar, produzir e vender uma gama de veículos, entre eles sedãs e SUVs, para os sauditas e demais países do Oriente Médio e Norte da África.
A empresa foi estabelecida em parceria com a Foxconn, multinacional de Taiwan conhecida por produzir diversos eletrônicos como iPhone e videogames, bem como seus próprios carros, através da marca Foxtron.
A Ceed possui acordos com a Hyundai para o fornecimento de motores, inversores e transmissões para seus carros elétricos, bem como um mesmo acordo com a Rimac, que fornecerá os mesmos itens, mas para veículos de alta performance.
Ainda não há nome, especificações e muito menos uma data de início das vendas do modelo saudita, apenas a promessa de que estará nas ruas ainda este ano.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!