Em meio aos últimos dias de 2025, milhões de brasileiros se preparam para viajar e curtir o Réveillon com familiares e amigos. Entretanto, segundo dados da PRF, a quantidade de acidentes provocados por motoristas que ingeriram bebida alcoólica cresce justamente nesta época. Por isso, o Portal Vrum decidiu mostrar quanto tempo é necessário esperar para conduzir o veículo o consumo de álcool.
A resposta, porém, não é simples e depende de diversos fatores. Além da quantidade consumida, alguns fatores genéticos e externos fazem com que a absorção do álcool pelo corpo varie de pessoa para pessoa. Por exemplo, para quem consumiu apenas um copo (de 355 ml) de cerveja, a estimativa é que o álcool leve entre uma e duas horas para sair do corpo.
Em 2018, a PRF emitiu um comunicado informando que os motoristas poderiam dirigir somente após 12 horas da "saideira". Já em 2025, assim como nos últimos anos, a entidade vem orientando os condutores a pegar um carro por aplicativo ou deixar o veículo nas mãos de quem não irá consumir qualquer bebida alcoólica.
Isto porque, caso o consumo seja excessivo, o etilômetro (bafômetro) pode até não constatar a presença de álcool no sangue após 12 horas. Porém, o motorista pode continuar sofrendo com os efeitos da "ressaca", o que afeta na sua forma de dirigir.
De janeiro a novembro de 2025, a PRF registrou 3.355 sinistros de trânsito envolvendo motoristas que assumiram o volante após a ingestão de bebida alcoólica. 204 pessoas morreram nessas ocorrências. A estatística é 14,6% maior que no mesmo período do ano passado.
Vale lembrar que a Lei nº 11.705, mais conhecida como Lei Seca, está em vigor há 17 anos e impede que o condutor dirija o carro com álcool no sangue. Nos casos da embriaguez por constatação, em que o nível no organismo for superior a 0,34 miligramas por litro, o motorista é detido por crime de trânsito.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!