x
UAI
FIQUE ESPERTO

Réveillon: veja quanto tempo depois de beber você pode dirigir

Segundo dados da PRF, a quantidade de acidentes provocados por motoristas que ingeriram bebida alcoólica cresce justamente nesta época

Publicidade
Teste do bafômetro acoplado aos veículos impedirá motoristas de trafegarem sob efeito de álcool
Teste do bafômetro acoplado aos veículos impedirá motoristas de trafegarem sob efeito de álcool Foto: Internet / Reprodução

Em meio aos últimos dias de 2025, milhões de brasileiros se preparam para viajar e curtir o Réveillon com familiares e amigos. Entretanto, segundo dados da PRF, a quantidade de acidentes provocados por motoristas que ingeriram bebida alcoólica cresce justamente nesta época. Por isso, o Portal Vrum decidiu mostrar quanto tempo é necessário esperar para conduzir o veículo o consumo de álcool. 

A resposta, porém, não é simples e depende de diversos fatores. Além da quantidade consumida, alguns fatores genéticos e externos fazem com que a absorção do álcool pelo corpo varie de pessoa para pessoa. Por exemplo, para quem consumiu apenas um copo (de 355 ml) de cerveja, a estimativa é que o álcool leve entre uma e duas horas para sair do corpo.

Em 2018, a PRF emitiu um comunicado informando que os motoristas poderiam dirigir somente após 12 horas da "saideira". Já em 2025, assim como nos últimos anos, a entidade vem orientando os condutores a pegar um carro por aplicativo ou deixar o veículo nas mãos de quem não irá consumir qualquer bebida alcoólica. 

7642f827 prf bafometro 1
7642f827 prf bafometro 1 Foto: 7642f827 prf bafometro 1

Isto porque, caso o consumo seja excessivo, o etilômetro (bafômetro) pode até não constatar a presença de álcool no sangue após 12 horas. Porém, o motorista pode continuar sofrendo com os efeitos da "ressaca", o que afeta na sua forma de dirigir.

De janeiro a novembro de 2025, a PRF registrou 3.355 sinistros de trânsito envolvendo motoristas que assumiram o volante após a ingestão de bebida alcoólica. 204 pessoas morreram nessas ocorrências. A estatística é 14,6% maior que no mesmo período do ano passado.

Novo bafômetro
Novo bafômetro Foto: Imagem/Divulgação

Vale lembrar que a Lei nº 11.705, mais conhecida como Lei Seca, está em vigor há 17 anos e impede que o condutor dirija o carro com álcool no sangue. Nos casos da embriaguez por constatação, em que o nível no organismo for superior a 0,34 miligramas por litro, o motorista é detido por crime de trânsito.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!