O governo federal informou que, em apenas dois dias, cerca de 7,4 milhões de pessoas já baixaram o aplicativo CNH do Brasil. Lançada na última terça-feira (9), a plataforma do Ministério dos Transportes conta com usuários de todos os estados e do Distrito Federal.
Com 52.129 acessos, o estado de São Paulo foi o que mais contabilizou downloads do aplicativo, seguido de Minas Gerais (35.506), Rio de Janeiro (31.245), Bahia (29.511), Rio Grande do Sul (22.393) e Pernambuco (19.129).
Segundo a pasta, mais de 270 mil pessoas já começaram o curso teórico gratuito para obter a habilitação. As aulas estão disponíveis em múltiplos formatos: textos, podcasts e vídeos, incluindo ainda simulados, banco de questões e materiais complementares.
Além disso, todas as etapas até os exames presenciais podem ser acompanhadas pelo CNH do Brasil. O aplicativo, ainda, permite com que o cidadão solicite a renovação automática do documento, benefício disponibilizado para "bons condutores".
Com as novas regras para obter a CNH, o governo federal prevê uma redução de até 80% no custo para tirar a habilitação. O Ministério dos Transportes estima que 20 milhões de brasileiros dirigem sem o documento e outros 30 milhões têm idade para obter a carteira, mas não iniciam o processo, principalmente devido ao custo e da burocracia.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!