A Kia anunciou que vai atrasar os lançamentos do novo EV4 e de sua tão sonhada picape elétrica (ainda sem nome) nos Estados Unidos. Durante o Salão do Automóvel de Los Angeles, o vice-presidente de marketing da Kia America, Russel Wager, disse que os planos foram interrompidos devido às tarifas impostas pelo presidente Donald Trump.
A expectativa da Kia era colocar o EV4 à venda nas concessionárias norte-americanas já no início de 2026. "Você pode me dizer quando as tarifas serão resolvidas no México, Canadá e Seul? Se você me der essa resposta, serei o mais específico possível", disse Wager, em entrevista à revista "Car and Driver", ao longo do evento.
O executivo da Kia deixou claro que a fabricante não crê no fim das tarifas. A montadora sul-coreana apenas espera que elas sejam fixadas em um valor específico e estável. "Nesse momento, analisamos a situação e perguntamos: estamos em 25%? Estamos em 15%? Só então podemos construir nosso plano de negócios. O projeto original foi concebido e desenvolvido quando as tarifas eram zero", disse.
Wager ainda falou que os planos para a picape esbarram na demanda nos EUA. "Temos um ótimo portfólio de veículos elétricos à venda em muitos outros lugares do mundo, dos quais poderíamos escolher", acrescentou. "Só precisamos de uma definição, e também precisamos que o mercado consumidor aqui os queira", complementou.
Por fim, o executivo da Kia ainda mostrou dúvidas quanto ao futuro do grupo nos EUA. "No podemos continuar assim para sempre. Já se passaram oito meses desde abril. Se as tarifas não forem resolvidas ou se continuarem muito altas, teremos que tomar uma decisão comercial", encerrou.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!