Jornalista formado pela PUC São Paulo. Atua desde outubro de 2024 no Vrum. Antes, trabalhou no UOL, Jovem Pan, Yahoo e iG. Atualmente, mora em João Pessoa, na Paraíba.
O mercado de carros 0 km de outubro apresentou um crescimento de 7,14% frente a setembro, segundo dados divulgados pela Fenabrave, nesta quarta-feira (5). Em relação ao mesmo mês de 2024, as vendas sofreram uma leve queda de 0,84%.
Apesar do contexto favorável, alguns dos principais veículos à venda no Brasil fracassaram, acumulando números pouco expressivos no último mês. Abaixo, veja cinco modelos que não embalaram.
Toyota Corolla Cross está com a produção no Brasil suspensa
Foto: Divulgação
A Toyota, é verdade, precisou interromper a produção de carros no Brasil devido aos estragos causados por um vendaval que atingiu sua fábrica de motores, localizada em Porto Feliz (SP). Consequentemente, as suas vendas sofreram uma queda abrupta.
O maior prejudicado foi o Corolla Cross, líder em emplacamentos no Brasil. Em outubro, foram apenas 3.690 unidades comercializadas, o pior resultado de 2025. Entre os SUVs, o veículo ficou apenas no 14º lugar. Já no acumulado do ano, entre janeiro e outubro, o modelo está no 3º lugar do segmento.
Nissan Versa - 515
Nissan Versa vermelho visto de frente
Foto: Reprodução
A Nissan não sofreu com fenômenos naturais, mas também viu um carro importante "encalhar" no mês passado. Ao todo, foram apenas 515 emplacamentos do Versa em outubro, o que representa a pior marca do sedã em todo 2025.
Volkswagen Taos - 496
Volkswagen Taos
Foto: Luiz Forelli/Vrum
A Volkswagen comemorou os bons números do Tera e do Polo, mas ainda não conseguiu fazer o Taos embalar. Em outubro, a VW computou apenas 496 vendas do SUV médio. Este também é o pior resultado mensal do modelo em 2025.
Citroën C3 Aircross - 192
SUV Citroën C3 Aircross
Foto: Divulgação: Citroën / Pedro Bicudo
Mesmo com as seguidas promoções da Citroën, o C3 Aicross não dá sinais de recuperação. Desta vez, o SUV somou apenas 192 unidades vendidas, um dos números mais baixos da categoria em todo o ano.
Porsche Cayman - 5
Porsche Cayman na fábrica
Foto: Divulgação
Por fim, no segmento de veículos de luxo, o "patinho feio" de outubro foi o Cayman, com apenas 5 emplacamentos. Normalmente, a Porsche costuma vender entre 10 e 12 unidades por mês.