x
UAI
PROPOSTA

Governo recua e deve manter aulas práticas para tirar CNH

Após pressão do setor de autoescolas, Ministério do Transporte deve estabelecer mínimo de cinco aulas práticas

Publicidade
Autoescolas contestam proposta do governo
Autoescolas contestam proposta do governo Foto: Didi Rodrigues/EM/D.A Press

O governo federal decidiu promover alterações no projeto "CNH para Todos", que visa baratear o custo para tirar a primeira habilitação. Agora, a proposta estabelece um número mínimo de cinco aulas práticas obrigatórias antes de realizar a prova. A informação foi obtida pela jornalista Paula Gama, do site UOL. 

Inicialmente, o Ministério dos Transportes buscava retirar a obrigatoriedade das aulas em autoescolas. Hoje, o mínimo exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é de 20 horas práticas, além de 45 horas teóricas presenciais. 

Segundo a publicação, internamente, o governo ainda fala em manter o curso teórico gratuito e online, conforme a proposta original. Além disso, a ideia da criação da figura do instrutor autônomo também foi mantida. 

Motorista estaciona o carro de autoescola
Motorista estaciona o carro de autoescola Foto: Segunda via de CNH e carteira internacional em até 24 horas em Minas

Porém, com a pressão do setor de autoescolas e as críticas ao fim da obrigatoriedade das aulas práticas, o Ministério dos Transportes vai estabelecer um mínimo de cinco horas. Assim, a pasta segue visando baratear o custo da CNH em aproximadamente 60%. 

Nesta terça-feira (21), o governo federal anunciou que a consulta pública sobre o tema bateu o recorde, colecionando mais de 32 mil contribuições em cerca de 20 dias. A proposta continua aberta para sugestões até 2 de novembro na plataforma "Participa + Brasil". 

CNH Digital no celular
CNH Digital Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Após a consulta pública, o governo federal deve levar o projeto à votação no Contran. Caso o texto seja aprovado, ele entrará em vigor via resolução, sem a necessidade de passar pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. 

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas