x
UAI
ANÁLISE DE MERCADO

Xiaomi diz ter desmontado carros da Tesla: "Estudamos as peças"

Presidente da montadora chinesa voltou a elogiar a rival norte-americana

Publicidade
Xiaomi aposta em SUV para manter o sucesso obtido com o sedã elétrico SU7
Xiaomi aposta em SUV para manter o sucesso obtido com o sedã elétrico SU7 Foto: Divulgação

O presidente da Xiaomi, Lei Jun, admitiu que comprou três carros da Tesla no início de 2025. Segundo o executivo, sua equipe desmontou os veículos com a intenção de conhecer todos os componentes da montadora norte-americana. 

"Compramos três Model Y no início deste ano, desmontando as peças uma por uma e estudando cada componente, um de cada vez", disse Lei Jun, em evento automotivo realizado na China. A declaração foi replicada pelo site"Business Insider". 

O executivo da Xiaomi deu a entender que o estudo foi utilizado no desenvolvimento do YU7, novo SUV da fabricante chinesa, lançado em junho. 

Xiaomi SU7 visto de lado, o carro está parado em um chão de cascalho com um céu em tom de roxo e uma montanha ao fundo.
Xiaomi SU7 elétrico Foto: Xiaomi/Divulgação

"Se vocês não escolherem o YU7, podem considerar o Model Y. Não estou criticando o Model Y. O Model Y é um carro realmente extraordinário", acrescentou. 

Esta não é a primeira vez que o líder da Xiaomi elogia a rival. Em junho, Lei Jun exaltou o sistema FSD (Full Self-Driving) da Tesla. "A Tesla é realmente incrível. Ela liderou as tendências do setor em muitas áreas, especialmente no FSD (Full Self-Driving). Ainda temos muito a aprender", declarou, na ocasião. 

Tesla Model YL será fabricado ainda em 2025, na China
Tesla Model YL de seis lugares é apresentado na China Foto: Reprodução/Tesla/Weibo

A Xiaomi, conhecida por seus produtos de tecnologia e smartphone, também é uma importante fabricante de carros no mercado chinês.

Quanto ao YU7, é possível considerá-lo um sucesso de vendas. Isto porque a Xiaomi recebeu cerca de 240 mil pedidos nas primeiras 18 horas após o lançamento do SUV.