O recurso de um iPhone salvou a vida de uma jovem de 16 anos durante um acidente no condado de Hampshire, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O caso aconteceu no início de agosto e repercutiu na imprensa norte-americana na última semana.
Segundo o site "AutoEvolution", a jovem Lindsay Leskovac dirigia uma caminhonete quando adormeceu no volante, saiu da avenida e bateu com força em um muro. Em poucos segundos, o iPhone da jovem discou para o número de emergência e compartilhou informações essenciais, incluindo sua localização, com os operadores do 911.
Mesmo com o impacto, a motorista conseguiu falar com o atendente do 911, informando seu nome e o ocorrido. Os socorristas chegaram ao local e encontraram Lindsay presa dentro do veículo, com ferimentos graves na coluna, no pescoço e no pé esquerdo.
À mídia local, um dos socorristas afirmou que a jovem poderia ter sangrado até a morte. Felizmente, ela foi retirada dos destroços da caminhonete e transferida para um hospital da região, onde segue em recuperação.
Como funciona o recurso do iPhone?
O "Sistema de Detecção de Colisões do iPhone" tem os sensores integrados do telefone, como o acelerômetro e o giroscópio, para detectar frenagens repentinas e colisões. Ao considerar que o veículo pode ter se envolvido em uma batida, ele é exibe um alerta na tela, solicitando ao motorista que responda.
Caso o motorista não responda, o iPhone inicia uma chamada automática para os serviços de emergência. Assim como no caso envolvendo Lindsay, o celular pode fornecer informações aos atendentes, como o local onde o acidente ocorreu.
O recurso funciona no iPhone 14 e versões posteriores, além do Apple Watch Series 8 ou versões mais avançadas.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!