A General Motors (GM) está tentando patentear um sistema que calcula quando o motorista idoso deve parar de dirigir. Segundo o site norte-americano "AutoNews", a tecnologia foi batizada de Sistema e Método Para Determinar uma Pontuação de Aposentadoria do Condutor.
Na prática, o veículo poderá detectar declínios físicos e cognitivos do motorista analisando diversos fatores, como postura, frenagens, aceleração, velocidade média, permanência numa mesma faixa, uso das setas, entre outros.
Segundo o projeto da GM, o sistema pode interpretar até dados adicionais, como condições médicas e seu nível de aptidão física do motorista. Há, ainda, a possibilidade do sistema contar com reconhecimento facial e microfones externos.
O carro, em teoria, usará todas essas informações para determinar se a direção do motorista melhora ou piora com o tempo. De maneira geral, a tecnologia da GM poderá classificar as condições do condutor como aceitáveis, questionáveis ou inaceitáveis.
A GM explica que o relatório completo poderá ser enviado para os familiares, que terão mais argumentos para convencer os idosos a abandonar o volante.
Apesar da repercussão, a GM ainda não informou se o sistema será destinado à produção em série ou não. Independente disso, com o envelhecimento da população, a tendência é que outras montadoras adotem métodos similares num futuro não tão distante.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion: lançamentos, testes e dicas.