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VIRALIZOU

Chrysler New Yorker 1973 sai ileso em batida com carro moderno

O acidente, que aconteceu recentemente nos Estados Unidos, viralizou nas redes sociais

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Chrysler New Yorker 1973 sofreu batida na traseira, mas saiu ileso
Chrysler New Yorker 1973 sofreu batida na traseira, mas saiu ileso Foto: Reprodução/Instagram

Um Crysler New Yorker 1973 saiu praticamente intacto ao ser atingido na traseira por um carro mais atual. O acidente, que aconteceu recentemente nos Estados Unidos, viralizou nas redes sociais e retomou o debate sobre a resistência dos veículos antigos em comparação com os atuais. 

Na imagem, é possível ver que o Crysler New Yorker ficou ileso, com exceção à perda da placa traseira. Na publicação viral, o dono brincou com a situação, ressaltando que "não se fazem carros como antigamente". 

Por outro lado, o veículo moderno desconhecido, possivelmente um Toyota Corolla ou um Dodge Dart, ficou com toda a parte dianteira destruída. Mas, afinal, por que os carros atuais são considerados mais frágeis? 

Segurança 

Chrysler New Yorker 1973 sofreu batida na traseira, mas saiu ileso
Traseira do Chrysler New Yorker 1973 quase não ficou danificada Foto: Reprodução/Instagram

Com o avanço da tecnologia, os automóveis modernos passaram por significativas transformações, principalmente no que se refere aos sistemas de segurança. As inovações não visam apenas a melhoria da experiência de condução, mas, sobretudo, a proteção dos ocupantes em casos de colisão. Assim, a utilização de aços especiais e a implementação de sistemas de absorção de energia são algumas das estratégias adotadas pelas fabricantes para atingir esses objetivos.

Antigamente, os veículos eram construídos com materiais mais espessos e estruturas mais rígidas. Isso, muitas vezes, causava a transferência direta da energia de impacto para os ocupantes durante uma colisão, aumentando os riscos de ferimentos.

Como a engenharia veicular protege os ocupantes?

Acidente de Tesla Model S na Austrália
Acidente de Tesla Model S na Austrália Foto: Reprodução


A engenharia veicular moderna utiliza aços de alta dureza e sistemas programados de absorção de energia. Estes materiais são aplicados principalmente nas colunas dos automóveis, unidades que sustentam o teto e evitam sua deformação em caso de tombamento. Tais soluções visam proteger principalmente os membros superiores e a cabeça dos ocupantes.

Além disso, componentes como motores, caixas de câmbio e suspensões são projetados para dissipar energia por um deslocamento programado durante a colisão. Isso minimiza a intrusão de peças no habitáculo, mantendo-o seguro para aqueles que estão dentro do veículo.

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