x
UAI
INUSITADO

Putin presenteia morador do Alasca com moto de R$ 120 mil

presente foi entregue na semana passada, quando o mandatário da Rússia esteve no estado norte-americano para se reunir com Donald Trump

Publicidade
Morador do Alasca dirige moto da Ural entregue pelo presidente Putin
Morador do Alasca dirige moto da Ural entregue pelo presidente Putin Foto: Reprodução/YouTube/APT

O presidente russo Vladimir Putin deu uma moto avaliada em 22 mil dólares (na cotação atual, cerca de R$ 120 mil) para Mark Warren, morador do Alasca. O presente foi entregue na semana passada, quando o mandatário da Rússia esteve no estado norte-americano para se reunir com Donald Trump, líder dos EUA.

A história é extremamente inusitada. No começo do mês, Warren diz que foi abordado por dois russos enquanto dirigia sua moto da marca Ural, fundada na Rússia. O morador do Alasca, então, contou aos homens que estava com dificuldade para encontrar peças para a manutenção da motocicleta, já que os EUA sancionaram produtos russos em meio à guerra com a Ucrânia. 

O caso repercutiu nos principais veículos de comunicação da Rússia e acabou chamando atenção de Putin. Assim, com a viagem para o Alasca já planejada, o presidente russo decidiu colocar um modelo 0 km em seu jato, presenteando Warren com uma moto completamente nova. A informação é do site "Anchorage Daily News", do Alasca. 

A Ural, criada em 1941, na União Soviética, foi originalmente desenvolvida para uso militar naquele período. Ao longo dos anos, a marca se tornou um ícone associado à era soviética. Atualmente, ela é global, sendo produzida em países como China e Cazaquistão e exportada para diversas nações. 

Em entrevista à "Alaska News Source", Warren contou que recebeu uma ligação de um oficial do governo russo, que marcou um encontro para entregar a moto. A princípio, o homem acreditou que se tratava de um golpe. Depois do encontro, ele agradeceu a atitude de Putin. 

"Não há razão para que eles pudessem ou devessem me dar uma motocicleta. Eu não fiz nada por eles ou para eles, e não conheço ninguém. Então, sim, é tão absolutamente aleatório que foi difícil para mim entender por que isso aconteceu", comentou. 

Mark Warren, morador do Alasca, exibe sua nova moto
Mark Warren, morador do Alasca, exibe sua nova moto Foto: Reprodução/YouTube

A mídia norte-americana repercutiu a notícia como um ato de publicidade do governo Putin, que busca maior aprovação em meio às discussões com Trump sobre um possível cessar-fogo na guerra contra a Ucrânia. 

Independente da intenção, o morador do Alasca demonstrou gratidão durante as entrevistas para as mídias locais. O presente de Putin foi entregue com sidecar, dispositivo de uma única roda preso a um lado de uma motocicleta, resultando em um veículo de três rodas.