O dono de um BYD Song Plus passou por um sufoco nos últimos dias. Em vídeo que circula nas redes sociais, o motorista do carro 100% elétrico recebe uma sequência de raios enquanto dirige pelas ruas da cidade de Beihai, na região de Guangxi, no sul da China. Felizmente, ninguém ficou ferido e o veículo saiu praticamente intacto.
Nas imagens que tomaram conta das emissoras chinesas, o BYD Song Plus leva três raios seguidos. Apesar da intensa descarga elétrica, o crucial sistema "tri-elétrico" do carro (bateria, controle elétrico e motor) ficou ileso. As informações foram confirmadas pelo veículo de imprensa local "Sanyan Tech", na semana passada.
Segundo a publicação, os profissionais de inspeção da BYD constataram que não houve avarias ou sinais de curto-circuito na bateria, na unidade de controle elétrico ou no motor do veículo. Os únicos problemas identificados foram na parte exterior do Song Plus, onde a lataria foi danificada em dois pontos.
Os especialistas citados pela reportagem dizem que o motorista e o SUV resistiram graças à "Gaiola de Faraday", fenômeno que torna a carroceria metálica do carro selada e oferece um seguro refúgio durante descargas elétricas.
Desta forma, quando um raio atinge o veículo, a corrente elétrica é conduzida pela carroceria metálica até o solo, e os ocupantes permanecem seguros, pois estão no mesmo potencial elétrico da carroceria do veículo. É recomendado que os ocupantes não saiam imediatamente do veículo para inspecioná-lo. A espera é de cerca de 30 minutos após o fim dos trovões.
Durante as tempestades, os especialistas em segurança veicular também orientam os motoristas a desligar imediatamente todos os dispositivos eletrônicos, incluindo o motor, o sistema de áudio e o rádio. As antenas também devem estar recolhidas, enquanto as janelas não podem ficar abertas.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!