O Jeep CJ-2A, o primeiro modelo civil da marca norte-americana, completou 80 anos em 17 de julho de 2025. O veículo, tratado como uma lenda na empresa, foi o pioneiro a exibir a grade com sete fendas, um elemento de design que atravessou décadas e ainda define a identidade visual da Jeep.
Lançado pouco antes do fim da Segunda Guerra Mundial, o CJ-2A foi baseado no modelo militar Willys MB, amplamente utilizado durante os confrontos. Assim, o veículo civil herdou muitas características e design do seu antecessor militar.
O CJ-2A, por outro lado, também deu origem à família CJ (Civilian Jeep/Jeep Civil), que seguiu até a década de 1980 e cuja tradição continua viva até hoje nos modelos Wrangler, Gladiator e Renegade, por exemplo.
O modelo foi fabricado para atender os moradores do campo e da construção civil, destacando-se pela versatilidade. Assim, o Jeep CJ-2A podia ser equipado com uma ampla gama de acessórios, como guincho, tomadas de força, assentos adicionais, cortador de grama, limpadores de para-brisa a vácuo e até aquecedor.
"O CJ-2A foi o ponto de partida da linhagem que moldou o universo off-road, ele deu origem à consagrada família CJ, composta por veículos compactos, robustos e preparados para qualquer terreno, uma fórmula que conquistou gerações de admiradores ao redor do mundo", destaca a Stellantis, empresa que controla a Jeep.
Apresentado em 1949, o sucessor do primeiro modelo civil da Jeep foi o CJ-3A. Ele trouxe melhorias estruturais como para-brisas de peça única e eixo traseiro reforçado, mantendo o motor original, de quatro cilindros com cabeçote em L.
Com o passar dos anos, a Jeep ainda lançou o CJ-5, CJ-7 e outros modelos, sempre promovendo atualizações e adicionando recursos tecnológicos. Ao longo de quatro décadas, mais de 1,5 milhão de veículos CJ foram produzidos.
- Confira os vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!