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MUDANÇA DE ESTRATÉGIA

Ford adia produção da sucessora da F-150 elétrica para 2028

A próxima geração do E-Transit também foi postergada de 2026 para 2028.

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Segundo a Ford, carros elétricos de grande porte, como a F-150 Lightning, não são rentáveis
Segundo a Ford, carros elétricos de grande porte, como a F-150 Lightning, não são rentáveis Foto: Ford/Divulgação

A Ford decidiu adiar a produção da picape elétrica que vai suceder a F-150 Lightning. Inicialmente, a montadora norte-americana esperava fabricar a nova caminhonete de grande porte na fábrica de BlueOval City, no Tennessee, em 2027. Agora, a produção foi postergada para 2028. A informação foi publicada por diversos jornais dos Estados Unidos nesta sexta-feira (8). 

Além da sucessora da F-150, a Ford também adiou a próxima geração do E-Transit de 2026 para 2028. Segundo a imprensa estadunidense, a empresa está mudando o foco para modelos menores e mais acessíveis, incluindo uma picape elétrica compacta.

"A F-150 Lightning, a picape elétrica mais vendida dos Estados Unidos, e a E-Transit continuam atendendo às necessidades atuais dos clientes", afirmou a Ford, em comunicado divulgado para a mídia local.

Ford Transit Cargo
Nova configuração da Transit Cargo é uma das novidades da linha 2026 Foto: Divulgação/Ford

"Continuamos focados em entregar nosso plano Ford+ e seremos ágeis em ajustar o cronograma de lançamento do produto para atender às necessidades do mercado e à demanda dos clientes, visando, ao mesmo tempo, maior lucratividade", acrescentou. 

De acordo com o diretor executivo Jim Farley, os veículos elétricos pequenos atualmente fazem mais sentido nos EUA. "O mercado de veículos elétricos puros nos EUA nos parece muito claro: veículos pequenos usados para deslocamento diário e na cidade, por assim dizer", disse, em entrevista coletiva recente.

"E veículos comerciais... acreditamos que será um negócio robusto, mas queremos reduzir o número de veículos de luxo. Teremos apenas alguns. E fizemos os ajustes necessários, acreditamos, para estar em segmentos onde podemos realmente lucrar com veículos elétricos", finalizou.