O bilionário Elon Musk, CEO da Tesla, afastou tanto conservadores quanto liberais dos carros elétricos nos Estados Unidos. Essa, ao menos, é a constatação de um estudo feito pela Humanities & Social Sciences Communications, divulgado nesta semana.
Há cerca de dois anos, a instituição vem analisando como as ações de Musk impactam na atratividade dos veículos elétricos. Segundo o levantamento, a entrada do empresário na política não só deixou os compradores de carros de direita mais distantes dos EVs, como também afastou o apoio da esquerda.
Historicamente, os veículos elétricos são mais populares entre o público identificado com o espectro político de esquerda. As duas pesquisas iniciais, realizadas em agosto e novembro de 2023, mostraram que os eleitores liberais eram positivos em relação à ideia de comprar um EV, enquanto os conservadores eram negativos.
Porém, desde que Musk passou a participar ativamente da política norte-americana, o interesse em carros elétricos diminuiu entre os liberais. Ao mesmo tempo, a guinada do empresário à direita não fez que os conservadores ficassem mais propensos a comprar um Tesla ou qualquer outro EV.
"A suspeita é que Musk se tornou tão sinônimo de veículos elétricos nos EUA que a percepção sobre ele afetou toda a classe de veículos. Isso os tornou muito menos atraentes para os liberais — ele realmente reduziu a percepção dos veículos elétricos em geral", disse Alexandra Flores, principal responsável pelo estudo, em entrevista ao jornal "The Guardian".
Segundo Flores, os pesquisadores esperavam que o apoio liberal aos veículos elétricos se mantivesse, devido a sua longa ligação com valores ambientais. Eles também acreditavam que os discursos de Musk pudessem tornar os veículos elétricos mais atraentes para os conservadores.
"Com o tempo, os conservadores permaneceram relativamente estáveis em seu desinteresse em veículos elétricos e na Tesla, enquanto a atitude dos liberais realmente decaiu. Agora, é tão improvável que eles comprem um veículo elétrico, principalmente um Tesla", finalizou.
O resultado da pesquisa se reflete nas vendas da Tesla. Desde o início de 2025, quando Musk entrou no governo de Donald Trump, a quantidade de veículos comercializados pela montadora despencou. Além da Califórnia, reduto do Partido Democrata, houve redução de emplacamentos em vários países da Europa.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!