A Tesla está avaliando começar a produzir uma picape menor após a abrupta queda nas vendas do Cybertruck. A informação foi confirmada pela vice-presidente de engenharia da montadora, Lars Moravy, no último final de semana.
No entendimento de Moravy, uma caminhonete mais compacta poderia abrir caminho para levar o design diferenciado do Cybertruck a outros países. Atualmente, a Tesla entende que o modelo é grande demais para alguns mercados.
Segundo a VP de engenharia da Tesla, construir uma picape menor não só ajudaria a expandir a presença da marca no segmento de picapes, como também poderia atender a necessidades que a linha atual não atende.
"Acredito que, no futuro, com a chegada de cada vez mais robotáxis, analisaremos essas opções e pensaremos: 'OK, esse tipo de serviço é útil não apenas para pessoas, mas também para mercadorias'", exemplificou.
"Nós definitivamente estamos pensando no estúdio de design sobre o que poderíamos fazer para atender a essa necessidade, com certeza", acrescentou Moravy.
Fracasso
O CEO da Tesla, Elon Musk, acreditava que o Cybetruck iria "revolucionar o mercado", classificando o modelo como "picape indestrutível". No ano passado, a montadora chegou a produzir mais de 1 mil unidades por semana, sob a expectativa de alta demanda.
As vendas, entretanto, não saíram como esperado. Recentemente, veículos de comunicação dos Estados Unidos informaram que a Tesla não sabe mais onde guardar as Cybertrucks encalhadas. Assim, a fabricante chegou a oferecer descontos agressivos e até a produzir uma versão mais acessível.
O modelo é uma picape de médio porte, dita pelo fabricante como indestrutível, por ser feita de aço inoxidável laminado a frio, mesmo material utilizado nos foguetes da SpaceX, empresa também de propriedade de Elon Musk.
O Cybertruck possui também vidros blindados capazes de aguentar fortes impactos, diferente dos vidros automotivos tradicionais. A picape pode não ser realmente indestrutível, mas é mais resistente que as caminhonetes convencionais.
Além de todos esses detalhes do exterior, a picape também possui dois motores elétricos que podem gerar de 600 a 690 cv, além de 82 kgfm de torque. A caminhonete, com todos os seus componentes e com os dois motores elétricos, chega a pesar cerca de 3000 kg. Apesar do peso, ela alcança a velocidade máxima de 190 km/h.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas