As montadoras deveriam colocar luzes de freio na dianteira dos carros, reduzindo a quantidade de acidentes e salvando milhares de vidas. Essa, ao menos, é a constatação de um estudo feito pela Universidade de Tecnologia de Graz, na Áustria. O resultado, divulgado recentemente, foi repercutido na imprensa europeia.
Nos testes realizados na Alemanha e na Eslováquia, os pesquisadores concluíram que incluir a luz de freio na frente dos veículos poderia reduzir em até 17% o número total de colisões em cruzamentos. Além disso, cerca de 25% dos sinistros teriam uma potencial redução da gravidade dos ferimentos.
Segundo os pesquisadores, a lógica do estudo é a mesma envolvendo a seta de direção. Desta forma, com uma luz de freio na dianteira dos carros, os pedestres poderiam antecipar as ações dos motoristas antes de atravessar a rua, por exemplo.
Os analistas da Universidade de Tecnologia de Graz também relataram que luzes de freios laterais ajudariam na segurança do trânsito.
A universidade austríaca contou com aproximadamente 200 voluntários para realizar a pesquisa. Ao final do estudo, cerca de 75% deles aprovaram a ideia de colocar a luz de freio na parte da frente dos veículos.
A mudança, entretanto, depende do aval de órgãos que regulamentam a segurança viária dos países - no caso do Brasil, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
-
Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!