A KG Motors, startup japonesa com menos de três anos de existência, está fazendo sucesso no Japão no mercado de microcarros elétricos. A novidade ganhou o nome de Mibot e consegue ser ainda menor que os já conhecidos kei cars. Além do tamanho, o veículo também chama atenção pelo preço, custando 1 milhão de ienes (R$ 39 mil).
O Mibot lembra um carro de golfe, sendo ultracompacto e com assento apenas para o motorista. As suas dimensões são de 2,48 m de comprimento, largura de 1,1 e 1,5 m de altura. O modelo é equipado com uma bateria pequena, disponibilizando autonomia de 100 km.
O fundador da KG Motors, Kazunari Kusonoki, afirma que o carro é ideal para a locomoção nas grandes cidades japonesas. "Os carros são simplesmente grandes demais", disse o executivo. "Ver tantos carros enormes circulando pelas ruas estreitas do Japão, e foi aí que tudo começou para mim", acrescentou.
Números positivos
A KG Motors produziu 3.300 unidades Mibot, sendo que 2.200 unidades do ultracompacto já foram entregues no ano passado. Assim que acabar o estoque, a empresa espera fabricar cerca de 10 mil microcarros por ano.
Os números são expressivos na comparação com as principais montadoras. A Toyota, por exemplo, conseguiu emplacar apenas 2 mil carros elétricos no Japão em 2024. No entendimento de Kusonoki, o Mibot pode deixar o mercado de elétricos mais popular no país por ser prático e acessível.
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"A Toyota disse que os veículos elétricos não são a única solução e, por ser a Toyota, os japoneses presumem que isso seja verdade", disse Kusunoki, em entrevista à Bloomberg. "Um grande número de pessoas no Japão parece acreditar que os veículos elétricos não se tornarão populares", finalizou.
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