A Porsche, seguindo a tendência de outras montadoras, decidiu que irá abandonar a produção de dois modelos movidos a combustão. A partir de outubro de 2025, a montadora alemã deixará de fabricar a dupla 718: Boxster e Cayman. A informação foi confirmada pela empresa ao "Motor1.com", nesta segunda-feira (26).
Em 2024, a Porsche registrou um crescimento de 15% nas vendas dos esportivos - foram 23.670 unidades comercializadas. Porém, na União Europeia, o Boxster e o Cayman saíram de linha neste ano, o que provocou uma queda de 22% nos emplacamentos durante o primeiro trimestre de 2025.
A dupla 718 compartilha o mesmo motor (2.0 turbo de 300 cv), com câmbio manual de seis marchas ou automático PDK. O esportivo chega a bater 275 km/h, saindo de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. A principal diferença entre os modelos está na capota: o Cayman é um cupê com capota rígida, enquanto o Boxster é um conversível.
Substitutos elétricos
A Porsche não vai lançar substitutos elétricos da linha 718 tão cedo. Recentemente, o CEO da marca, Oliver Blume, declarou que os novos esportivos eletrificados chegarão na Europa a "médio prazo", sem estabelecer uma data.
O executivo, entretanto, garantiu que os elétricos da Porsche serão mais potentes, com uma experiência de direção "pura" e "ainda mais dinâmicos".
BMW vai na contramão
Uma das principais concorrentes da Porsche no segmento de veículos esportivos, a BMW está na contramão das outras marcas. Recentemente, a empresa também alemã afirmou que "aposentar" os modelos a combustão seja uma boa estratégia de mercado.
No entendimento do presidente da BMW, Oliver Zipse, produzir apenas carros elétricos é "um beco sem saída". "Levamos a sério objetivos políticos ambiciosos, mas não acreditamos em regulamentações tecnicamente unilaterais que limitem a oferta", disse.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion