Com o preço dos combustíveis dando susto toda semana, o GNV é uma alternativa para quem roda muito, como taxistas, motoristas de app ou quem simplesmente quer gastar menos. Mais barato que gasolina e etanol, além de ser mais limpo, o Gás Natural Veicular exige um kit especial para rodar no carro. Mas não é só chegar na oficina e mandar instalar. Existe regras, cuidados e uma burocracia para garantir que tudo seja seguro.
O que é o GNV?
O GNV é um combustível gasoso, feito principalmente de metano e etano, extraído do petróleo ou de rochas no subsolo. Ele é comprimido a uma pressão alta (200 a 220 bar, segundo a ANP) e armazenado em cilindros de aço super-resistentes, geralmente no porta-malas – em alguns casos, embaixo do carro.
É mais barato (vendido em m³, custa cerca de 30% menos que a gasolina), rende mais e polui menos, emitindo 25% menos gases de efeito estufa. Mas, para usar, precisa adaptar o carro de forma correta.
Instalar GNV não é como trocar um pneu. Precisa de autorização, oficina credenciada e inspeções para não ter dor de cabeça – ou pior, um risco.
Peça autorização no Detran
- Primeira coisa, sem sombra de dúvida, é pedir liberação do Detran do seu estado. A Resolução Contran nº 916/2022 manda que toda modificação no veículo, como instalar GNV, tenha aval prévio. Entre no site do Detran, faça a solicitação (geralmente online) e aguarde a aprovação. Sem isso, nada de instalação.
Escolha uma oficina credenciada pelo Inmetro
- O kit GNV só pode ser instalado por oficinas registradas no Inmetro, que seguem normas rígidas. No site do Inmetro, dá para checar a lista de instaladores por estado. Converse com a oficina para escolher o kit certo pro seu carro – tem opções de 3ª a 5ª geração, com cilindros de tamanhos variados (ex.: 60 litros). Todos os componentes (válvulas, tubos, redutor de pressão) precisam ter o selo do Inmetro. Peça a nota fiscal detalhada com tudo que foi instalado.
Faça a instalação do kit
- A instalação envolve colocar o cilindro (quase sempre no porta-malas), válvulas, tubos de alta pressão e um sistema que mistura o GNV com o motor a combustão. O processo leva de 1 a 2 dias, dependendo do carro. Carros a combustão (gasolina ou etanol) podem usar GNV, mas o tamanho do cilindro depende do espaço disponível.
Passe pela inspeção veicular
- Depois de instalado, o carro vai para uma Inspeção de Segurança Veicular num Organismo de Inspeção Acreditado (OIA) ou Instituição Técnica Licenciada (ITL), também listados no site do Inmetro. Eles checam se o kit tá bem instalado e seguro. Se aprovado, você recebe o Certificado de Segurança Veicular (CSV) e o Selo GNV, que pode ser colado no para-brisa para facilitar a fiscalização. Essa inspeção custa entre R$ 180 e R$ 300.
Faça a vistoria no Detran
- Com o CSV em mãos, leve o carro pro Detran ou uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) para confirmar a modificação. Eles emitem um laudo que atualiza o documento do veículo. Os custos variam (R$ 90 a R$ 300, dependendo do estado).
Regularize o documento
- Último passo é levar ao Detran a CNH, o CRLV atual, a nota fiscal do kit, o CSV, o Selo GNV e o laudo da vistoria. Eles emitem um novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVe) com o GNV como combustível. Pronto, está legalizado.
Instalou? Não acabou. O GNV exige manutenção para ficar seguro:
- Inspeção anual: Todo ano, você precisa renovar o CSV com uma nova inspeção veicular. O Selo GNV também é atualizado.
- Requalificação do cilindro: A cada 5 anos (ou se reprovar na inspeção), o cilindro deve ser requalificado por uma empresa registada no Inmetro.
- Oficina credenciada: Qualquer reparo no sistema GNV deve ser feito em oficinas com selo Inmetro para evitar riscos.
Um caso trágico em 2025, mostrou a importância disso. Uma explosão matou um homem de 67 anos durante o abastecimento, por falha num kit mal instalado.
Para instalar um kit GNV, com vistoria e inspeção e desembolsado cerca de R$ 3.570 a R$ 4.600. O retorno vem com a economia. O GNV é 30% mais eficiente que a gasolina e 85% que o etanol. Por exemplo, se o GNV custa R$ 5/m³ e a gasolina R$ 6/L, você roda mais gastando menos.
Além disso, estados como RJ e PR dão desconto no IPVA (de 4% para 1,5% no RJ; de 3,5% para 1% no PR). O GNV também é mais limpo, emitindo menos poluentes. Mas, claro, tem contras: o kit rouba espaço no porta-malas, e a instalação malfeita pode causar dores de cabeça, como vazamentos ou perda de potência.
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