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Caoa Chery Tiggo 5x: veja os principais problemas do SUV

Utilitário esportivo possui alguns problemas crônicos graves, sendo os proprietários

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Caoa Chery Tiggo 5X Sport
Caoa Chery Tiggo 5X Sport Foto: Divulgação

A parceria entre Caoa e Chery foi iniciada em novembro de 2017, ou seja, há sete anos e meio. Apesar do pouco tempo, a Caoa Chery terminou o ano passado com mais de 60 mil carros emplacados no Brasil, à frente de Ford, Citroën e outras marcas importantes. O carro mais emblemático da montadora com fábricas em Anápolis (GO) e em Jacareí (SP), sem dúvida, é o Tiggo 5x

O SUV, que chegou ao mercado em 2018, permanece sendo importante para Caoa Chery e está nas mãos de milhares de brasileiros. Entre as vantagens do utilitário esportivo, é possível citar seu design moderno e atraente, além de um interior confortável e bem equipado, incluindo uma série de tecnologias e sistemas de segurança. 

Atualmente, a linha 2025 do Caoa Chery Tiggo 5x possui três versões: Sport, Pro e Pro Max Hybrid. As duas primeiras, movidas a combustão, são equipadas com motor 1.5 turboflex de até 150 cv de potência e torque de 21,4 kgfm. A variante eletrificada é "híbrido-leve", que substitui o alternador e motor de partida por um gerador elétrico, enviando até 10 cv de potência e 4 kgfm de torque a mais.

Caoa Chery Tiggo 5x rodando em estrada
Tiggo 5x é equipado com motor 1.5 turboflex Foto: orge Lopes/EM/D.A Press

Em todas as configurações, o Tiggo 5x vem com transmissão automática de 9 marchas simuladas e suspensão independente nas 4 rodas. Porém, este tipo de câmbio CVT só passou a ser implementado no SUV a partir da linha 2023, com a versão Pro. Os modelos mais antigos (2018 a 2022) têm câmbio de dupla embreagem com seis marchas e recebem críticas dos proprietários. 

Caoa Chery Tiggo 5x rodando em estrada
Caoa Chery Tiggo 5x rodando em estrada Foto: orge Lopes/EM/D.A Press

Em cima disso, com a intenção de ajudar o leitor interessado em comprar um Tiggo 5x, o Portal Vrum reuniu as principais críticas feitas pelos donos do utilitário esportivo. As queixas foram coletadas no Reclame Aqui, site que permite a comunicação entre consumidores e empresas. Além do problema no câmbio, há outros defeitos considerados "crônicos", segundo os clientes. Veja abaixo. 

Câmbio

Como citado anteriormente, os modelos fabricados com o câmbio de dupla embreagem apresentam falhas após pouco tempo de uso. No Reclame Aqui, o proprietário de um Tiggo 5x 2020/21 relatou os principais problemas. "Logo nas primeiras semanas, procuramos a concessionária para reclamarmos da embreagem que apresentava trepidação na saída e quando se reduzia a velocidade", disse Meire, de São Paulo.

"Na retomada da aceleração, o carro patinava e avançava repentinamente em velocidade acumulada, correndo o risco de colisão. Quando subia a rampa da garagem, o carro chegou a morrer algumas vezes. Já quando necessitava subir a rampa do prédio na marcha ré, eu percebia barulho e grande esforço do carro, como se estivesse de freio de mão ativado", acrescentou. 

O mesmo problema ocorreu com Adriana, também de São Paulo, que recebeu um orçamento de praticamente R$ 15 mil para consertar a embreagem de seu Tiggo 5x 2021. Nos dois casos, as proprietárias reclamaram que não conseguiram acionar a garantia. 

Central multimídia

Este é um defeito relatado também por clientes que compraram versões mais novas do Tiggo 5x. Além de problemas de conexão com a central multimídia, os donos dizem que o sistema trava com certa frequência. 

"Retirei um Tiggo 5x Sport 0km com a Caoa Chery em 27/12/2023 e, nos seguintes dias, testei a central multimídia para conexão com Android Auto. A mesma começou a apresentar problemas, como ela travada, perda de conexão e outras instabilidades", comentou Matheus, de Porto Alegre (RS). 

Freios

O barulho e o desgaste prematuro no sistema de frenagem do Tiggo 5x também assustaram clientes da Caoa Chery. Em algumas publicações no Reclame Aqui, os consumidores chegaram a dizer que quase bateram o veículo por não "encontrar o freio". 

"Passei um susto muito grande. Eu estava descendo uma ladeira quando fui pisar no freio para passar uma lombada, mas o freio não funcionou. O volante começou a ficar mais duro, tinha um carro na minha frente e quase bati. Eu tive a sorte que ele acelerou. Já eu joguei o carro para o acostamento...", contou Vanessa, de São Sebastião (SP).