O mercado de carros no Brasil bateu recorde em 2024, com 2.634.514 veículos novos, o que representa um aumento de 14,15% em relação a 2023, o melhor resultado em cinco anos. Porém muitos carros desvalorizam com o passar do tempo, mesmo em um ano, seja por mudanças de geração, motorizações menos desejadas ou baixa procura.
Ainda mais que o brasileiro se importa muito com a desvalorização do carro, comprar um desses pode ser perder dinheiro rápido na revenda, especialmente em um cenário onde a desvalorização média de usados foi de 9,48%, de acordo a Mobiauto. Para ajudar você a escapar das ciladas, o VRUM reuniu os seis carros que mais desvalorizaram em 2024, com base nos preços de janeiro de 2024 (modelo 2025) e de 2025, segundo a Tabela Fipe.
6. Fiat Toro Ranch 2.0 4x4 – Desvalorização de 16,55%
A Fiat Toro Ranch 2.0 4x4, modelo 2025, saiu de R$ 214.990 em janeiro de 2024 para R$ 179.420 em janeiro de 2025, uma queda de R$ 35.570 ou 16,55%, conforme a Tabela Fipe. A picape intermediária, que usa motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm com câmbio automático de nove marchas, sofreu com a troca para o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv na linha 2025, lançado no início deste ano. A mudança elevou o preço da Ranch 2026 para R$ 234.990.
Outras versões da Toro, como a Volcano, que abandonou o diesel (de R$ 197.990 para R$ 174.804, desvalorização de 11,71%) e a Ultra (de R$ 212.990 para R$ 186.444, queda de 12,47%), também perderam valor, mas menos que a Ranch. A Toro Ranch oferece caçamba de 937 litros e tração 4x4.
5. Chevrolet Montana RS 1.2 – Desvalorização de 17,10%
A Chevrolet Montana RS 1.2, modelo 2025, custava R$ 158.550 em janeiro de 2024 e caiu para R$ 131.433 em janeiro de 2025, perdend R$ 27.117 ou 17,10%, segundo a Tabela Fipe. A picape compacta, com motor 1.2 turbo flex de 133 cv e 21,4 kgfm, câmbio automático de seis marchas e tração dianteira, aposta no visual esportivo, com rodas de 17 e apliques com pegada esportiva.
Porém, o preço alto para uma picape de entrada, aliado à concorrência da Fiat Strada (desvalorização de 1,55% na versão Ranch), prejudicou sua revenda.
Porém essa desvalorização bem grande é uma exceção da Montana RS, já que a opção de entrada da Montana, também 1.2 turbo, desvalorizou apenas 6,5%, custando R$ 143.990 em 2024 e R$ 134.639 em 2025, enquanto outras configurações perderam cerca de 12%. A Montana 2026 RS custa R$ 171.390.
4. Chevrolet Onix Plus LT 1.0 Turbo Manual – Desvalorização de 17,13%
Outro carro da GM na lista é o Chevrolet Onix Plus LT 1.0 Turbo, modelo 2025, teve preço inicial de R$ 110.690 em janeiro de 2024, caindo para R$ 91.722 até o mês de abril na Fipe, uma perda de R$ 18.968 ou 17,13%, segundo a Tabela Fipe. O sedã compacto, com motor 1.0 turbo flex de 116 cv e 16,8 kgfm e câmbio manual de seis marchas, é prático e econômico, mas a versão manual perdeu apelo em um mercado que prefere automáticos. Outras versões do Onix Plus, como a LTZ automática, desvalorizaram cerca de 11% em 2024.
O Onix Plus LT tem porta-malas de 469 litros e enfrenta concorrência do Volkswagen Virtus e do Fiat Cronos. A linha 2026 do Onix Plus LT custa R$ 119.190, mas a baixa demanda por câmbio manual e a saturação do segmento de sedãs compactos explicam a queda.
3. Renault Kwid Zen 1.0 – Desvalorização de 18,02%
A maior surpresa do ranking é o Renault Kwid Zen 1.0, modelo 2025, que custava R$ 72.640 em janeiro de 2024 e despencou para R$ 59.549 em janeiro de 2025, perdendo R$ 13.091 ou 18,02%, segundo a Tabela Fipe.
O subcompacto, com motor 1.0 flex de 71 cv e 10 kgfm e câmbio manual de cinco marchas, é econômico , mas sofreu com reajustes constantes e a chegada da linha 2026, que trouxe a versão Iconic, que substitiu a Intense. A Zen 2026 custa R$ 78.410, mas o mercado de usados rejeita o Kwid por seu desempenho fraco e acabamento simples.
Outras versões do Kwid também desvalorizaram muito: a Intense caiu 15,68% (de R$ 75.530 para R$ 63.636) e a Outsider, 13,80% (de R$ 78.430 para R$ 67.602), com a Outsider 2026 a R$ 85.140.
2. Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLX 2.4 — Desvalorização de 21,02%
A Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLX 2.4, modelo 2025, custava R$ 246.990 em janeiro de 2024, mas caiu para R$ 195.068 em janeiro de 2025, segundo a Tabela Fipe, perdendo R$ 51.922 ou 21,02%. Equipada com motor 2.4 turbodiesel de 190 cv e 43,9 kgfm, câmbio automático de seis marchas e tração 4x4, a picape é robusta, mas sofreu com a chegada da nova geração no final de 2024.
A L200 Triton 2026, já com design renovado e interior mais tecnológico, desvalorizou os modelos anteriores, principalmente a GLX. Curiosamente, a versão GLS da L200, que custava R$ 209.990 e agora vale R$ 199.491, perdeu apenas 5% (R$ 10.499), mostrando que configurações mais acessíveis mantiveram melhor o valor.
A L200 GLX tem caçamba de 1.000 kg e 815 litros, mas seu pacote básico, sem itens como central multimídia de sete polegadas ou ar digital, limita o apelo. No mercado de usados, prefira a GLS ou a nova geração
1. Ford Ranger XL 2.0 AMT – Desvalorização de 21,09%
A Ford Ranger XL 2.0 MT, modelo 2025, custava R$ 246.990 em janeiro de 2024 e caiu para R$ 194.902 em janeiro de 2025, perdendo R$ 52.088 ou 21,09%, segundo a Tabela Fipe. A picape média, com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 41 kgfm, câmbio manual de seis marchas e tração 4x4, é voltada para o trabalho, com caçamba de 1.250 litros e capacidade para 1.071 kg.
A desvalorização surpreende, já que a Ranger Limited 3.0 V6 perdeu apenas 7,78% (de R$ 320.768 para R$ 295.832) e a Raptor, custando R$ 448.600 em 2023, caiu só 6%. A linha 2026 da Ranger XL manual custa R$ 256.500.
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