Foi-se o tempo em que o Gás Natural Veicular (GNV) era uma alternativa muito utilizada pelos motoristas do Brasil. Na Argentina, a Renault passou a oferecer um kit GNV de fábrica para o furgão Kangoo e para o sedan Logan.
As novas versões são convertidas por uma empresa chamada Tomasetto Achille, mas a instalação acontece nos concessionários Renault e Renault Pro+, especializados em veículos comerciais.
O kit de quinta geração conta com um cilindro de GNV com 13,5 metros cúbicos de capacidade, que é envolvido por um acabamento plástico e adiciona 61 kg aos modelos. Segundo a Renault, o kit GNV poderá ser instalado em modelos zero km ou com até 10 mil km rodados, que serão submetidos a um check-up gratuito.
A fabricante afirma que o kit GNV reduz em até 20% as emissões de CO2 e amplia a autonomia do veículo, mas não especificou quantos km os modelos conseguem rodar com um cilindro.
O motor de ambos os veículos é o 1.6 a gasolina de 114 cv no Kangoo e 115 cv no Logan. O utilitário com GNV custa 31,2 milhões de pesos (R$ 153,6 mil), enquanto o Logan parte de 27 milhões de pesos (R$ 132,8 mil). Para quem já possui os modelos e quiser instalar o kit, será necessário desembolsar 2 milhões de pesos (R$ 9,9 mil) para realizar a instalação.
A garantia de fábrica será mantida de três anos ou 100 mil km para o Logan ou dois anos e 100 mil km para o Kangoo. As revisões acontecem a cada 10 mil km ou um ano e o sistema GNV será revisado a cada 25 mil km ou anualmente.
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