Quanto vale um carro histórico? Como calcular o preço de um vencedor nas pistas de corrida? Essas perguntas não são fáceis de responder, mas em breve, saberemos o valor do primeiro carro de Fórmula 1 da Mercedes-Benz, o W196 R Streamliner de 1954, que será leiloado no dia 1 de Fevereiro de 2025 pela RM Sotheby’s.
Essa unidade faz parte da coleção de clássicos do museu do Indianapolis Motor Speedway, que conta com outros carros importantes como a Ferrari 250 LM que venceu as 24 horas de Le Mans de 1965, o Ford GT40 que disputou as 24 horas de Sebring e Le Mans em 1966, a Benetton de Fórmula 1 de 1991 pilotada por Michael Schumacher.
Com preço estimado em 50 milhões de euros (R$ 315 milhões), a unidade oferecida é a de chassi 00009/54, que foi construída no fim de 1954 para ser usada na temporada de 1955.
O grande prêmio da Argentina de Formula Libre (não Fórmula 1) marcou a primeira aparição desse chassi em específico nas pistas, com Juan Manuel Fangio no comando.
O chassi foi usado como veículo de teste e reserva durante a temporada de 1955, até que no Grande Prêmio de Monza, na Itália, ele voltou a ser usado. Os carros que corriam aquela temporada tinham um chassi encurtado e uma carroceria mais simples. O 9/54 tinha o chassi de comprimento original e carroceria específica para o circuitos velozes, conhecida como Streamliners.
Esse modelo, de número 16, foi usado por Stirling Moss no grande prêmio. O britânico classificou em segundo lugar, chegou a liderar a prova, mas por conta de problemas no parabrisa, perdeu muito tempo nos boxes. Após escalar o pelotão até o sétimo posto, Moss e o W 196R #16 abandonaram a prova após uma falha no motor. Mesmo assim, o piloto marcou a volta mais rápida da etapa e saiu da Itália com um ponto.
Essa também foi a última corrida do W196, já que a Mercedes resolveu deixar a Fórmula 1 ao fim daquela temporada. 14 chassis foram construídos, sendo que dois deles foram destruídos. 10 unidades ficaram em posse da Mercedes, enquanto quatro foram distribuídas para museus, com essa em específica indo para Indianapolis.
Debaixo do capô do W196R está um motor de oito cilindros em linha de 2,5 litros capaz de entregar 340 cv de potência máxima. O chassi é construído de tubos de alumínio soldados e a carroceria é feita com uma liga de magnésio chamada Elektron.
Em 2013, uma unidade do W196 foi leiloada por 20,8 milhões de libras (R$ 158 mi na cotação atual). Segundo a Sotheby’s, o valor estimado dessa unidade do W196 R deve passar dos 50 milhões de euros (R$ 316 mi) ou 41 milhões de libras esterlinas. Muito mais caro que um Fórmula 1 atual, que custa a partir de 14 milhões de dólares.