2024 marca os 30 anos do falecimento de Ayrton Senna e no dia 29 de novembro, a Netflix lançará uma série biográfica sobre o tricampeão; confira os carros que já passaram pela garagem de Senna:
1 - Honda NSX
Um dos carros mais famosos de Ayrton Senna era o Honda NSX. O esportivo japonês lançado em 1989 tinha a missão de concorrer com as Ferrari 328 e 348, as mais acessíveis da época. Senna, que venceu três títulos mundiais e venceu 32 provas com o motor da marca japonesa, participou de ajustes no chassi e na suspensão do esportivo.
Quando o modelo foi lançado, Senna recebeu ao menos duas unidades. Quando estava na Europa, o piloto tinha casa em Portugal, onde guardava um NSX na cor vermelha. No Brasil, o piloto importou uma unidade na cor preta, conhecida pela placa BSS–8888.
2 - Audi A4 Avant
A chegada da Audi no mercado brasileiro teve influência direta do piloto. Junto do empresário Ubirajara Guimarães, Senna fundou a Senna Import e em 1993 foi até Ingolstadt, na Alemanha apresentar seu projeto para a diretoria da Audi. A partir daí foi criada uma joint-venture entre Senna Import e Audi para a comercialização dos modelos a partir de 1994.
Audi 80, S2 e S4 foram os primeiros modelos a desembarcar por aqui e o lançamento da marca aconteceu entre os dias 29 de março, no Aeroporto de Congonhas e no dia 31, com a apresentação dos carros em Interlagos. Em maio, o piloto faleceu durante o Grande Prêmio de Ímola, mas a parceria seguiu firme. Em 2005, a Audi AG adquiriu a totalidade da operação da marca por aqui.
Senna teve um S4 Avant de placa BSS-8855, que até hoje pertence à família do piloto e foi utilizado pela Audi na celebração dos 30 anos de presença da marca no Brasil. A perua era equipada com motor V8 4.2 litros de 280 cv e 40,8 kgfm de torque.
3 - Ford Corcel
O Ford Corcel foi o primeiro carro de rua que Ayrton Senna teve. Em entrevista, Leonardo Senna, irmão de Ayrton, declarou que o modelo foi totalmente modificado pelo piloto. Entre as modificações estavam: suspensão rebaixada, vidros verdes, teto solar de lona e os cromados foram pintados de preto, o que hoje seria chamado de “Chrome Delete”.
4 - Ford Escort XR3
Após se destacar na Fórmula Ford, Senna foi chamado pela Ford do Brasil para participar do lançamento da versão mais esportiva do modelo à época, a XR3. Senna teve três unidades à sua disposição, preto, prata e até um vermelho conversível, todos cedidos pela Ford em um contrato de comodato.
5 - Mercedes-Benz 300 TE
Segundo Leonardo Senna, Ayrton era um grande apreciador de peruas, afinal, na época não existiam SUVs e o piloto precisava de espaço para transportar bagagens, principalmente aviões de controle remoto, segundo o irmão.
Uma dessas peruas que Senna foi proprietário foi uma Mercedes-Benz 300TE, que era equipada com motor seis cilindros de 180 cv e 26 kgfm de torque
5 - Porsche 911
Já consagrado na Europa, Senna chegou a adquirir um Porsche 911 Carrera Cabriolet. O modelo ficava em Portugal e era equipado com motor seis cilindros de 3,2 litros e 230 cv de potência.
6 - Mercedes-Benz 190E
Apesar da relação com Honda e Audi, um dos carros mais importantes da história de Senna foi o Mercedes-Benz 190E. Foi com esse carro que o piloto participou da prova de inauguração do traçado GP do circuito de Nürburgring. Estreante na categoria, Senna classificou em terceiro lugar e venceu a prova com Niki Lauda em segundo. O 190E contava com motor 2.3 16 válvulas e era preparado pela britânica Cosworth que rendia 185 cv de potência e 24 kgfm de torque.
Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion